terça-feira, 24 de dezembro de 2019

*Os magos que visitaram Jesus*

Neste próximo dia seis de janeiro, em alguns países que tradicionalmente não comemoram o Natal,  é celebrado o Dia de Reis, dedicado justamente àqueles homens que visitaram Jesus em Belém, quando seguiram o rumo de uma estrela especial que avistaram em seu país de origem e que os guiou justamente até a Cidade de Davi.
De acordo com a Bíblia, _“E tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém.” (Mateus 2:1)_ . Aliás, Mateus não fala de reis. Julga-se que terá sido Tertuliano de Cartago quem no início do sec. III D.C. teria escrito que os Magos do Oriente eram reis. Mais uma vez, o motivo pode vir de algumas referências do Antigo Testamento, como é o caso do Salmo (68:29): _“Por amor do teu templo em Jerusalém, os reis te trarão presentes.”_ Foram mencionados apenas no Evangelho segundo Mateus, onde se afirma que teriam vindo "do leste" para visitar Cristo.
Nem Mateus ou qualquer outro evangelista cita literalmente que eram três os homens que foram oferecer os presentes à criança nascida em Belém. Deduz-se que poderiam ser três diante das três dádivas que trouxeram (ouro, incenso e mirra). Muito menos que seus nomes eram Melchior, Baltasar e Gaspar, atribuído esse fato à tradição.
Não seriam reis nem necessariamente três mas sim, talvez, sacerdotes da religião zoroástrica da Pérsia ou conselheiros. Como não diz quantos eram, diz-se três pela quantia dos presentes oferecidos. A exegese vê na chegada dos magos o cumprimento da profecia contida no livro dos Salmos (Sl. 71, 11): _“Os reis de toda a terra hão de adorá-Lo”._
Talvez fossem astrônomos, pois, segundo consta, viram uma estrela e foram, por isso, até a região onde nascera Jesus. Assim os magos sabendo que se tratava do nascimento de um rei, foram ao palácio do cruel rei Herodes em Jerusalém na Judeia. Perguntaram eles ao rei sobre a criança. Este disse nada saber.
Herodes alarmou-se e sentiu-se ameaçado, e pediu aos magos que, se o encontrassem, falassem a ele, pois iria adorá-lo também, embora suas intenções fossem a de matá-lo. Até que os magos chegassem ao local onde estava o menino, já havia se passado algum tempo, por causa da distância percorrida, assim a tradição atribuiu à visitação dos Magos o dia 6 de janeiro.
Atente bem para esta passagem bíblica: "Entrando na casa"(grifo nosso),  viram o menino (Jesus), com Maria sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra." (Mt 2, 11)._
A tradicional crença de que Jesus foi visitado quando do seu nascimento não é consensual entre todas as pessoas. Há pessoas que acreditam que Jesus já possuía uma certa idade. Segundo seus defensores há quatro linhas de evidência para acreditar que Jesus já não era mais um bebé quando recebeu a visita: a) a tradução para o texto de Mat. 2.11 usa a expressão "uma criancinha", "um menino", e não um bebê em diversas traduções de respeito, como a Almeida; b) Mat 2.11 também cita que quando Jesus foi encontrado estava em uma casa e não em uma manjedoura; c) o fato de Herodes mandar matar as crianças de até dois anos e, por último, d) o fato de Maria ter dado apenas dois pássaros no templo como contribuição pelo nascimento do menino, o que a identificava como muito pobre, e não parte dos presentes que supostamente já teria ganho, já que na visita ela, através de seu filho, ganhou ouro e outros itens valiosos.
O ouro representa a realeza além da providência divina para sua futura fuga ao Egito. O incenso representa a fé, pois era usado nos templos para simbolizar a oração que chega a Deus assim como a fumaça sobe ao céu (Salmos 141:2). A mirra, resina antisséptica usada em embalsamamentos desde o Egito antigo, nos remete ao gênero da morte de Jesus, o martírio, sendo que um composto de mirra e aloés foi usado no embalsamamento de Jesus (João 19: 39 e 40).
Devemos aos Magos a tradição de trocar presentes no Natal. Dos seus presentes surgiu essa tradição em celebração do nascimento de Jesus. Em diversos países, como por exemplo os de língua espanhola, a principal troca de presentes é feita não no Natal, mas no dia 6 de janeiro.

Clênio Falcão Lins Caldas (baseado em pesquisas extraídas de vários sites da internet e consultas à Bíblia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Capitão Manoel Varella Barca, lá de de Assú (III) João Felipe da Trindade ( jfhipotenusa@gmail.com ) Professor da UFRN, membro do IHGRN e ...