sexta-feira, 4 de março de 2016

ES é o primeiro estado a bloquear automaticamente celulares roubados



Não será preciso usar o IMEI. Vítimas devem ir até à delegacia e solicitar o bloqueio.
 Publicado por Pedro Magalhães Ganem 
O Espírito Santo será, a partir desta quarta-feira (2), primeiro estado brasileiro a bloquear automaticamente celulares furtados ou roubados, desde que seja registrado um Boletim de Ocorrência em uma Delegacia de Polícia Civil. A vítima só precisa informar nome completo, CPF e número da linha telefônica.
"O cidadão que tiver o celular roubado, extraviado ou furtado, basta que ele solicite, nos faremos a comunicação as empresas, elas farão o bloqueio, e aquele celular não vai servir mais para nada", disse o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia.
Com a medida, quem for registrar furto ou roubo de celular não precisará mais informar o número do 'International Mobile Equipment Identity' (IMEI).
A vítima deve ir a uma delegacia, fazer um boletim de ocorrência e informar o número completo do telefone, nome e CPF do proprietário cadastrado na operadora. Se o solicitante não for o proprietário do celular, ele também precisa fornecer seu nome e CPF.
A busca do IMEI será feito pela operadora do cliente em até 48 horas, e o bloqueio será feito no último aparelho que ela utilizou na data da ocorrência.
Caso o celular seja recuperado, o desbloqueio poderá ser feito na delegacia onde o boletim de ocorrência foi feito. O secretário explicou que essa medida tem como objetivo diminuir o número de furtos e roubos de aparelhos.
"O que alimenta o crime como o patrimônio, o assalto especialmente, é o celular. Se o o celular não funcionar, ninguém vai comprar, mesmo que não saiba que o celular é roubado, mas o aparelho não vai servir para nada, só como peso de papel", disse Garcia.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Carta de uma idosa trancada num lar Tenho 82 anos, 4 filhos, 11 netos, 2 bisnetos e um quarto de 12 metros quadrados. Já não tenho mais a mi...