sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

NATAL COM NOMES PRA LÁ DE LOUCOS

Descobrimos que quando o assunto é criar nome de bloco de carnaval de rua a cidade de Natal com certeza sai na frente do resto do país. É cada um que se você não visse a foto não acreditaria que existe:

Troça do Zé Priquito

post-nomes-loucos-blocos-de-carnaval-troca-ze-priquito
Este é um bloco que na verdade se divide em dois. Um tradicionalmente mantido na praia da Redinha, e outro em na praia de Barra de Maxaranguape, ambas no litoral do Rio Grande do Norte. O primeiro, por ser o mais antigo, é conhecido por tradicionalmente arrastar multidões, e foi criado em homenagem ao próprio dono, o senhor Jose Bezerril Alves, muito conhecido como Seu Zé Priquito. Já o da Maxaranguape é do filho do Priquito, digo, do seu José, o Wellington Bezerril.

Bloco dos Lisos

post-nomes-loucos-blocos-de-carnaval-bloco-dos-lisos-protesto
Estar liso em Natal significa estar sem dinheiro. Com os salários atrasados, servidores públicos de Natal criaram um bloco de carnaval chamado “Bloco dos Lisos”, que se concentrou em frente a Prefeitura da cidade.
Mais de 600 servidores caminharam pelas ruas da cidade portando instrumentos musicais, vestidos com roupas personalizadas e segurando faixas e cartazes, numa mistura de protesto e folia. Eita Brasilzão pra fazer carnaval até por causa de salário atrasado…

Os Cão

post-nomes-loucos-blocos-de-carnaval-bloco-os-cao
Este é um bloco que sai todas as terças-feiras de Carnaval há mais de 50 anos na praia da Redinha, litoral Norte de Natal. É um clássico do carnaval Potiguar e também uma das invenções carnavalescas mais loucas já criadas. Isto porque seus foliões, independente do sexo e sem restrição de idade, usam como fantasias simplesmente: lama. Isto mesmo, eles se cobrem da lama do mangue do Rio Potengi. E a farra tem até um requinte histórico, já que o local deu origem à cidade de Natal.
Os adeptos deste “carnaval natural” começam desde cedo a se sujarem vestirem no mangue, até um ponto em que não é mais possível se reconhecer homem, mulher ou criança no meio de toda aquela lama negra. Imagina o que não deve rejuvenescer um dia de folia desses…

Ia + Fiquei

post-nomes-loucos-blocos-de-carnaval-bloco-ia-mais-fiquei
O bloco começou quando um grupo de amigos, para dar uma alegria a mais ao carnaval de rua da praia de Ponta Negra, organizou uma “charanga” com instrumentos que lhes foram doados por um outro bloco carnavalesco, os Flagelados do Samba, de Apodi-RN.
O projeto foi ganhando adeptos, os amigos foram desistindo de ir para outros lugares e preferindo curtir o carnaval na própria rua, e o bloco tomou forma. Passou a receber apoios e patrocínios, e hoje conta com uma orquestra de frevo própria. Desde então, todos sábados de Zé Pereira, o IA+FIQUEI desfila pelas principais ruas do bairro, sempre com o incentivo de artistas, músicos e poetas potiguares, e arrasta todo mundo por onde passa.
Só queria saber a origem desse nome.

Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens

post-nomes-loucos-blocos-de-carnaval-bloco-poetas-carecas-bruxas-lobisomens
Este é um bloco que sai pelas ruas do bairro de Ponta Negra em Natal há 12 anos. Nele, gente de todas as idades e fantasiados como bem entender, acompanham uma folia composta por bonecos gigantes e bandas de frevo, num clima de nostalgia e tranquilidade típico dos antigos carnavais de rua. A praça onde acontece a concentração transborda de tanta gente.

Bloco do Seu Boga

post-nomes-loucos-blocos-de-carnaval-bloco-seu-boga
Diz a lenda que um promotor de eventos de Natal decidiu criar um bloco carnavelesco e deu a ele este lindo nome que se você procurar com cuidado no Google vai descobrir o que significa.
Hoje em dia o Bloco do Seu Boga sai pelas ruas da praia Redinha (litoral Norte de Natal). Existem também “irmãos” deste bloco no Ceará e no Maranhão.
Se você conhece algum bloco de carnaval com nome interessante e sabe sua origem manda pra gente pelo: contato@curiozzzo.com que nós publicaremos aqui.
Do Portal: https://curiozzzo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  UMA VEZ Por Virgínia Victorino (1898/ 1967) Ama-se uma vez só. Mais de um amor de nada serve e nada o justifica. Um só amor absolve, santi...