quarta-feira, 28 de abril de 2010


Encontro de Escritores começa hoje no TAM

Começa hoje o I Encontro de Escritores de Língua Portuguesa – EELP — a partir das 15h30, no Teatro Alberto Maranhão. A programação fechada, com nomes dos debatedores e do mediador que estarão ao lado do conferencista, só ficou conhecida da imprensa na manhã de ontem, um dia após lançamento oficial. A coordenadora do EELP Cida Campelo explica que a demora na definição dos nomes que compõem a mesa aconteceu porque só esta semana o coordenador de atividades culturais da UCCLA pode se reunir com a Funcarte. “A formação das mesas não era nossa. O importante é que o debate seja conduzido”, disse Cida.

A primeira mesa será aberta hoje às 15h30, com o tema “Literatura Lusófona: elo entre continentes e culturas”, dentro como conferencista o escritor Carlos Reis (Portugal) e os debatedores  Luis Cardoso Takas (Timor Leste), o advogado, escritor e presidente da Academia de Letras Diógenes da Cunha Lima (RN) e a escritora Ana Maria Cascudo (RN). Como moderador estará Márcio de Lima Dantas (UFRN). A segunda mesa, programada para esta quinta-feira, às 15h, será com o tema Cosmopolitismo, expressões populares e globalização, tendo como conferencista o escritor brsileiro João Ubaldo Ribeiro, em sua primeira participação em evento literário em Natal. No debate,  Inocência Mata (São Tomé e Príncipe), o escritor potiguar  Tarcísio Gurgel e o poeta Lívio Oliveira (RN). O moderador será o professor Laurence Bittencourt (UnP).

A terceira mesa será sexta-feira, a partir das 15h, com o tema Os desafios das novas tecnologias na literatura, tendo como conferencista: José Eduardo Agualusa (Angola) e debatedores o escritor paulista Paulo Markun (SP), mais Jorge Salomão (BA), o escritor potiguar Pablo Capistrano (RN) e  Ndalu Almeida Ondjaki (Angola). O moderador será o jornalista Tácito Costa (RN).

 Segundo a produtora cultural Cida Campelo, Coordenadora do EELP, mais convidados do encontro participarão da Conferência, porém  na plateia com o resto do público. Ainda de acordo com a coordenadora esta foi uma decisão tomada pela UCCLA, que estabeleceu com a Prefeitura de Natal parceria financeira e gestora do evento. A decisão de ter na platéia alguns nomes importantes da literatura tem como objetivo tornar o evento mais interativo. Além disso, a coordenadora explica que eles serão bastante atuantes durante os debates instigando a plateia a se manifestar: “Estamos promovendo um jogo de pingue-pongue, onde ninguém seja ferido e o vai e vem de idéias favoreça toda a comunidade”, disse Cida.  

(Transcrito da Tribuna do Norte, 28.10.2010).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  UMA VEZ Por Virgínia Victorino (1898/ 1967) Ama-se uma vez só. Mais de um amor de nada serve e nada o justifica. Um só amor absolve, santi...