sábado, 24 de abril de 2010

UM CANGACEIRO POTIGUAR



A EDITORA SEBO VERMELHO REEDITA LIVRO ESCRITO PELO HISTORIADOR RAIMUNDO NONATO SOBRE JESUÍNO BRILHANTE QUE ESTAVA ESGOTADO HÁ 40 ANOS


Em 1970 o romancista e historiador Raimundo Nonato da Silva publicou Jesuíno Brilhante - O Cangaceiro Romântico (1844-1879), a vida de Jesuíno Alves Calado, o mais famoso e valente cangaceiro norte-rio-grandense, Antecessor de Antônio Silvino e Virgulino Ferreira, o Lampião. Livro este que há 40 anos estava esgotado e somente agora a editora Sebo Vermelho decidiu reeditar.
Segundo o sebista e editor Abimael Silva, "em 2007 ano do centenário do grande escritor e historiador Raimundo Nonato não foi celebrado nem pela Academia Norte-rio-grandense de Letras e nem pelo Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, mesmo ele ter sido membro das instituições, devido a essa ausência decidi naquela época publicar uma ou duas obras todo ano de Nonato". 
O livro "Jesuíno Brilhante - O Cangaceiro Romântico" mostra que "no tempo de Jesuíno, Antônio Silvino era menino e Lampião nem tinha nascido", destaca Abimael. Jesuíno reinou de 1871 a 1879, entre a Paraíba e o oeste do RN, quando foi o herói do sertão, o Hobin Hood das terras de Patu. Temido pelas autoridades e querido pelo povo, tinha o seguinte código de honra: "quem entra para este grupo, não toca no alheio e aprende a respeitar a casa das famílias honestas".
Jesuíno Brilhante nasceu no sítio Tuiuiú, Patu/RN, em 1844, e morreu de emboscada, em Brejo do Cruz/|PB, em 1879, com apenas 35 anos de idade.
Até 1870 Jesuíno era vaqueiro e agricultor, chefe de família, filho de fazendeiro sem inimizades. Tudo começou com uma arenga entre a família de Jesuíno e os Limões, mas a gota d'água foi o desaparecimento de uma cabra dos Brilhantes, depois encontrada na panela dos Limões.
Raimundo Nonato reuniu todos os documentos jurídicos, históricos e literários sobre Jesuíno Brilhante, de grandes nomes da literatura: Luiz da Câmara Cascudo, Gustavo Barroso, Juvenal Lamartine de Faria, dentre outros; e complementou com importantes anotações e comentários da história do cangaço no Nordeste.
Outro destaque desta reedição é o escritor Raimundo Nonato da Silva que nasceu em Martins?RN, no dia 18 de agosto de 1907. Formado em Direito pela faculdade de Alagoas, ingressou no Ministério Público, sendo nomeado Juiz de Direito da Comarca de Apodi, em cuja função se aposentou. Foi professor, magistrado, jornalista, historiador, escritor e poeta. Faleceu no Rio de Janeiro em 22 de agosto de 1993, deixando uma obra da maior importância para a história do Rio Grande do Norte. 
Jurista e literato, publicou mais de 60 livros sobre o RN, em especial a região oeste. Clássicos como Quarteirão da Fome (1949), A Revolução de Trinta em Serra Negra (1955), Lampião em Mossoró (1956), Estórias de Lobisomem (1959), Bacharés de Olinda e recife (1960), Os Revoltosos em São Miguel (1966) e este Jesuíno Brilhante, em 1970.
Quando questionado de como tinha se tornado escritor, respondeu: " - Desde o tempo de estudante que eu freqüentava umas pequenas tipografias. Eu vivia lá por dentro e rascunhava umas cronicazinhas e depois uns jornalzinhos de festas, levando pancada e bengalada, porque a gente bolia com os namoros, depois dentro do próprio O Mossoroense com outro jornalzinho, depois dentro do Correio do Povo, com jornal mais sério, o "Correio Festivo", com o Américo de Oliveira Costa, onde nós fomos ameaçado de umas pauladas, por termos bolido com o namoro de alguém e o Américo foi procurar o juiz para garantir. De forma que vem desse tempo o começo. O livro, cronicazinha, livro mesmo sério, eu publiquei o meu. Sério é a forma de dizer quando publiquei o "Quarteirão da Fome".
Raimundo Nonato era membro do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, da Academia Norte-rio-grandense de Letras, Federação das Academias de Letras do Brasil, Instituto Genealógico Brasileiro de São Paulo, Associação Brasileira de Escritores, Sindicato dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro. Associação dos Professores do Rio Grande do Norte, Associação Brasileira de Imprensa, Sindicato dos Jornalistas Liberais da Guanabara, Sociedade Brasileira de Folclore de Natal e Instituto Cultural do Oeste Potiguar de Mossoró. Deixou mais de oitenta livros publicados de fundo literário. histórico e biográfico.

(Artigo transcrito do Jornal de Hoje, 17 e 18 de abril de 2010 - por danipacheco@hotmail.com - Caderno: Diversão & Arte).

O livro Jesuíno Brilhante, O Cangaceiro Romântico você encontra no Sebo Vermelho, avenida Rio Branco, Centro, Natal-RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  UMA VEZ Por Virgínia Victorino (1898/ 1967) Ama-se uma vez só. Mais de um amor de nada serve e nada o justifica. Um só amor absolve, santi...