domingo, 4 de maio de 2014

Entre a cafeteria e a adega

http://www.tribunadonorte.com.br/

Cafés, vinhos e bons pratos formam um conjunto que se harmoniza no Feitoria, novo espaço aberto semana passada na Avenida Jaguarari. No mesmo local já funcionaram outros cafés bem frequentados. A diferença desta vez, segundo a proprietária Maria Eunice Dieb, está no cardápio que favorece as refeições gourmet, em sintonia com a convidativa adega. E claro, vários cafezinhos para acompanhar.

“O cardápio foi elaborado de forma a servir bem do café da manhã até o jantar. O chef também teve o cuidado de pensar pratos que pudessem ser harmonizado com os vinhos da casa”, explica Maria Eunice. O Feitoria é um espaço amplo e clean, com direito a uma charmosa área externa. Comporta até 70 pessoas. “Nossa proposta é mais extensa que a dos cafés anteriores. Oferecemos uma experiência gastronômica maior”, ressalta.

Os cafés ganham a diversidade de sempre, desde o expressos carioca ou descafeinado, o latte de soja, hot whisky, com brigadeiro, paçoquinha, etc. Os cappuccinos têm receitas variadas, de brownie a papaya, quentes ou gelados. Para começar harmonizando com os cafés, há salgados como as quiches de camarão, tomate com manjericão, e frango com catupiry; coxinha de carne de sol; pastel de palmito, bolinho de arroz, entre outros.  

Os recheios das tapiocas podem combinar com café ou vinho; há de patê de salmão com rúcula, grelhado com queijo coalho, carne de sol na nata e pesto de ervas, crocante com cartola, goiaba e queijo manteiga, entre outros. Os sanduíches levam rosbife com molho de mostarda e mel, ou vegetariano em molho de hortelã. Crepes: de frango ao creme de batata doce ou de biomassa, granola e hortelã. Há também tortillas e omeletes (napolitano, vegetariano, frango com milho).

A porção ‘restaurante’ do Feitoria já acena ao bom de garfo com uma entrada na forma de tapas com cubos de queijo grelhado, rolinhos de queijo do reino, mini brusquetas de azeitona com tomate confit. No segmento de saladas, opções com rosbife, peito de frango grelhado, marroquina com camarão, mediterrânea, caprese, mexicana (filé de peixe com geleia de pimenta), entre outros.

Os pratos principais saem em bem elaboradas porções únicas, como: peito de frango com maracujá, salmão ao molho da casa, filé ao molho Robert com risoto de açafrão, steak ao cogumelo, espaguete a peperonata com escalope bovino (ou de camarão). Os caldos seguem a linha saborosa, como no jerimum com carne de sol, macaxeira e curry com peito de frango, etc. Para os adeptos de um bom vinho, o consumo na casa é só por garrafa, e há opções entre espumantes franceses e nacionais, e vinhos argentinos, chilenos, portugueses e espanhóis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário