terça-feira, 10 de maio de 2016

CHICO ROCHA X RENATO CALDAS

Francisco de Oliveira Rocha (Chico Rocha)foi um político brasileiro nascido em Patu, em 1923, cidade do alto oeste potiguar, falecido em Manaus em 2013, aos 90 anos de idade. Nas eleições que disputou para deputado federal pelo Rio Grande do Norte, Rocha ganhou todas. Ele foi também candidato a senador da república em 1978. Chico Rocha não tinha liderança formada no estado, porém quando as eleições se aproximavam, procurava lideranças e chefes políticos em busca do voto. Conta-se que até mesmo automóvel Rocha doou a alguns eleitores que ele entendia ser confiável. Numa das eleições que ele concorreu teve o apoio do combativo deputado estadual assuense Olavo Montenegro, do então MDB, atual PMDB (Olavo foi um dos responsáveis pela formação da Cruzada da Esperançar que levou Aluízio Alves ao governo da terra potiguar, em 1960) que exercia uma forte liderança em Assu e região. Pois bem, numa certa concentração pública na praça do Rosário, de Assu, povão na rua, Olavo apresentou Rocha ao poeta Renato Caldas que, na horinha, declamou a seguinte sextilha, para risos dos circunstantes. Senão vejamos:

Você que é Chico Rocha
O homem que arrocha e afrouxa
Que nem rosca sem fim
Já que entrou nesta campanha
Se perder já quase ganha
Deixe ao menos um transporte pra mim.

Fernando Caldas

Adenso do blog: O deputado Chico Rocha segundo o Blog da Folha Patuensehttp://aluisiodutra.blogspot.com.br/"exerceu as seguintes funções Parlamentares: Comissão Permanente de Transporte em 1975. Algumas Condecorações recebidas: Medalha do Pacificador - Ministério do Exército, 1966; Medalha de Prata da Polícia Militar do Distrito Federal, 1966; Título de Cidadão Itaguaiense, 1968. Estudos e Cursos Diversos: Bacharel em Ciências Contábeis e Atuariais - Escola Técnica de Comércio União Caixeiral, Mossoró, RN, 1945; Direito, Centro de Ensino Universitário de Brasília - CEUB, 1975. Missões Oficiais: Membro, Delegação de Parlamentares Brasileiros em visita ao Japão, 1977; Membro da Comissão representante da Câmara dos Deputados na posse do Excelentíssimo Sr. Governador do Rio Grande do Norte, em Natal, RN, 1975. Fonte: Câmara dos Deputados. Em 1978 Chico Rocha foi candidato a Senador pelo MDB e na ocasião o mesmo esperava o apoio de Aluísio Alves, fato que não aconteceu pois Aluísio Alves, na época, apoiou para Senador o candidato da ditadura, Jessé Pinto Freire, vitorioso naquela disputa eleitoral pela ARENA – Aliança Renovadora Nacional.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

  UMA VEZ Por Virgínia Victorino (1898/ 1967) Ama-se uma vez só. Mais de um amor de nada serve e nada o justifica. Um só amor absolve, santi...