Se
for verdade que a população está descrente com a realização da Copa do
Mundo de 2014 em Natal, os empresários potiguares têm motivos para
investir. Isso porque, segundo números apresentados pelo Sebrae/RN,
durante uma assembleia da Câmara dos Dirigentes Logistas, 19% dos
turistas que vão à Copa do Mundo possuem uma renda familiar entre R$ 20
mil e R$ 50 mil. E 32% deles costumam gastar mais de R$ 10 mil durante a
viagem.
Emanuel AmaralZeca Melo vê oportunidade para aumentar competitividade
"Esses
são números que justificam qualquer investimento no setor de comércio
de Natal. O perfil dos turistas que virão a Natal é muito animador. Eles
possuem um alto poder aquisitivo com condições e disponibilidade para
gastar", disse o superintendente do Sebrae/RN, Zeca Melo, homenageado
ontem durante a assembleia que reuniu autoridades, empresários e
dirigentes de vários segmentos do comércio.
De acordo com o
mapeamento para Natal, o setor da Comércio e Serviços é o que vai gerar
mais oportunidades de negócios (81), seguido pelo Turismo (56
oportunidades), Construção Civil (49), Agronegócios (42), além de Têxtil
e Confecções, e Tecnologia da informação ficam empatados (37).
O
cenário apresentado para o Rio Grande do Norte, até o ano de 2014, é
promissor. A expectativa é que sejam gerados um total de 332 mil
empregos permanentes (2009-2014). Nesse mesmo período, o incremento no
consumo é de R$ 5 milhões.
Até mesmo os brasileiros que preferem
assistir aos jogos da Copa em casa, ou nos bares, vão gerar lucro aos
empresários. Haverá incremento no consumo de bebidas, churrasco, copos e
pratos descartáveis, adesivos, bandeirinhas, camisetas, canecas e
tintas com as cores do Brasil.
Para se ter uma ideia, de acordo
com os números de Sebrae/RN, 93% pretendem gastar com a Copa. A maioria
da classe "A", 75%, vai assistir aos jogos da Copa em casa. O que vai
gerar um bom incremento para os empresários que vendem
eletro-eletrônico, já que 34% dos entrevistados pretendem comprar novos
equipamentos.
"Não podemos deixar esse desencantamento com os
atrasos nas obras da Copa atrapalhar o comércio. Essa é a oportunidade
que teremos para aumentar a competitividade e promover o desenvolvimento
empresarial das micro e pequenas empresas como um legado da Copa do
Mundo 2014", disse Zeca Melo.
E é pensando em aproveitar todas as
oportunidades que a Copa 2014 trará ao comércio que o Sebrae/RN lançou o
"Varejo Forte". Um programa para empresas do comércio varejista, que
buscam no aprimoramento o diferencial de mercado.
"O Varejo
Forte visa fortalecer a competitividade do negócio, reposicionando-o no
mercado e melhorando os resultados. Tem uma duração média de cinco meses
e é composto por ações de capacitação e consultoria", explicou o
superintendente do Sebrae/RN.
A previsão é que, no máximo, em 90
dias ele seja implantando. Serão cinco módulos de capacitação
totalizando 56 horas e duas horas de consultoria por empresa, realizadas
após cada módulo. Ao final haverá um seminário e premiação para as
empresas que mais se destacarem.
CDL - Entre os assuntos que
serão abordados no Varejo Forte estão: Matriz de competitividade
(diagnóstico); Planejamento estratégico (capacitação e consultoria);
Comunicação visual de loja (capacitação e consultoria); Finanças
(capacitação e consultoria); Vendas com foco no cliente (capacitação e
consultoria); Hospitalidade para o comércio (capacitação e consultoria);
Cliente oculto (pesquisa)e Matriz de competitividade (diagnóstico).
"Temos
que aproveitar o ambiente de oportunidades para a realização de
negócios nas fases pré-evento e durante a realização da Copa. Essa é a
hora", disse Zeca Melo.
Fonte: Tribuna do Norte