domingo, 16 de maio de 2010


Sabidos e inteligentes
Há duas categorias de pessoas que, sobretudo no Rio Grande do Norte, merecem um debruçamento maior, uma atenção mais atenta, um enfoque mais aproximado: o inteligente e o sabido. O inteligente é como o grão. Se não morrer, será infecundo. A fecundidade do sabido é feita na cotidianidade dos seus sonhos. O inteligente é aritmético. Consegue sobreviver. O sabido é geométrico. Quase sempre vive sobre. O inteligente é polivalente na ordem do conhecimento. O sabido, na ordem do aproveitamento.O inteligente é grosseiro às vezes, mas humano, profundamente humano. O sabido se irrita, mas é sempre fino. Fino e aderente. Sobretudo ao poder. E quando eu falo em Poder, não me refiro pura e simplesmente ao Sistema. Me refiro ao poder, podendo. Feito de números. Sobretudo de números. O inteligente pode ser desligado. O sabido, nunca. O inteligente gosta de se encontrar com velhos amigos. O sabido prefere localizar novos. Se vão lhe render dividendos. O inteligente é simples. O sabido é complexo. Chegar a ele, às vezes não é fácil. O mundo é dos sabidos. A vida, dos inteligentes. Na sua intensidade. A ambição do inteligente é limitada. Porque limitada, nem consegue ser ambição. O sabido é, sobretudo, ambicioso, explicação maior do seu sucesso. O inteligente poderá ser sábio. O sabido, jamais. A fé do inteligente é escatológica. Do sabido, circunstancial. O inteligente não consegue ser audaz. A ousadia, porém, é o oxigênio do sabido. O inteligente aguarda a morte como passagem; para o sabido, ela não é objetivo de cogitações.O inteligente gosta de bibliotecas; o sabido, de computadores. O inteligente sonha com Paris, escreve maravilhosamente sobre Paris, mas suas notas são escritas em Tibau ou na Redinha. O sabido dorme em Lisboa, acorda em Hong-Kong e janta em Ponta Negra. O inteligente sorri. E no sorriso se esboça a silhueta da paz. O sabido ri. E ri gostosamente. O inteligente tem saudades; o sabido, nostalgia. O inteligente mergulha no silêncio. O sabido vira taciturno. O inteligente fica só, para estar com os outros; o sabido, para libertar-se deles. O inteligente cria; o sabido amplia. O inteligente ilumina; o sabido ofusca. O inteligente pensa em canteiros de flores; o sabido, em projetos de reflorestamento. O antônimo de inteligente é burro, de sabido é besta; às vezes (quem sabe) viram sinônimos. Ser, para o inteligente é fundamental. Parecer, para o sabido é prioritário. E como vivemos no mundo das aparências, nele o inteligente não terá vez. Desde que mude os seus critérios. Aí então, aflora a crise do desencanto. É quando a mediocridade se entroniza, o supérfluo se instala e a inteligência se rende. A não ser que o inteligente se chame Unamuno, reitor imortal. Por isso, ele foi magnífico. Do contrário não teria sido reitor, mas feitor. E de feitores o Brasil está cheio. Sabidos, por sinal. Sabido é Diógenes da Cunha Lima. Inteligente é Jarbas Martins. Cascudo é inteligente. Sabida é sua entourage. Inteligentes são Zila Mamede e Otto Guerra. Inteligente é Waldson Pinheiro. Inteligente foi Miriam Coeli. Inteligente é Padre Ônio (de Cerro Corá) e Dom Heitor (de Caicó). Inteligente foi Dom Costa (de Mossoró). Inteligente foi o pastor José Fernandes Machado. Inteligente é Anchieta Fernandes. Inteligente é Vingt-un. O inteligente compra livros. O sabido, ações. Para o sabido, as letras que realmente valem são letras de câmbio. Inteligente é quem trabalha para viver razoavelmente. Sabido é quem consegue que outros trabalhem para que ele viva maravilhosamente. O inteligente sua. O sabido transpira. O inteligente acorda cedo. Para ele, Deus ajuda a quem madruga. O sabido acorda tarde. Outros madrugam por ele. Sem o inteligente, o que seria do sabido? Inteligentes são Manoel Rodrigues de Melo e Raimundo Nonato. Sabido é Paulo Macedo. Também "imortal". Inteligente é Dorian Jorge Freire. Sabido é Canindé Queiróz. Inteligentes são Eulício e Inácio Magalhães. Inteligente era Hélio Galvão. Sabido é Valério Mesquita. Inteligentes eram José Bezerra Gomes e João Lins Caldas. Inteligente foi Jorge Fernandes. Sabido, Sebastião.Inteligente é Erasmo Carlos. Sabido é Roberto.Inteligente foi Garrincha. Sua inteligência, porém, não foi além de suas pernas. Com elas, encantava. Sabido é Pelé. Transformou suas pernas em objeto de lucro. Não é a toa que a cidade de Garrincha se chama Pau Grande. E Pelé nasceu onde? Não foi em Três Corações? Ao mesmo tempo pode amar Xuxa, o Cosmos ou as audiências na Casa Branca.Há um campo, porém, onde o número de sabidos é pródigo. Mas pelo menos hoje, eu não quero pensar nos inteligentes e sabidos quando se trata de competição eleitoral. Aqui, o sabido leva sempre vantagem.Quem não se lembra de 74? O inteligente não era Djalma? Sabido, porém, foi Agenor. E o povo do RN optou por quem? Pelo inteligente ou pelo sabido? 
(Transcrito do jornal O Poti, de natal, edição de  14.8.1983).
Fernando Caldas Fanfa


Agricultor apela: “Se Deus não mandar a chuva, não sei o que vou fazer”


Isaac Lira, reporter.
A expressão “ao Deus dará” era usada em tempos remotos como negativa diante do pedido de esmolas de algum mendigo. Com o tempo, o “Deus dará” foi ganhando o sentido que tem hoje: de algo ou alguém jogado à sua própria sorte, sem rumo e auxílio. Contudo, desde o fim de abril a escassez de chuva no semi-árido potiguar  emprestou de vez à famosa expressão  as cores do desamparo. Não existe Deus dará. Deus não deu, a chuva não veio e o que sobra é isso: “Se Deus não mandar a chuva, eu não sei o que vou fazer. Não tenho por onde ir”, expressa o agricultor José Gilberto da Fonseca, de 59 anos, que planta e colhe milho, feijão, mandioca, desde os 10 anos no município de Santa Cruz.

Júnior SantosApesar da existência de programas e projetos que amenizem a convivência com a seca,  produtores rurais não se sentem amparados pelo governoApesar da existência de programas e projetos que amenizem a convivência com a seca, produtores rurais não se sentem amparados pelo governo
Se os desígnios de Deus são insondáveis, os caminhos traçados pelos homens, ao contrário, são passíveis de análise, classificação e definição. A chuva não veio. Ninguém há de levantar as mãos ao céu e blasfemar contra a vontade divina. O agricultor potiguar, ainda cheio de fé, bem sabe. Em contraponto, o mesmo produtor rural tem ciência de que pode e deve cobrar de alguém, não a falta de chuva, mas uma solução até mesmo paliativa para conviver com um problema secular e previsível. Apesar da existência de inúmeros projetos governamentais, o produtor rural potiguar ainda se sente desamparado.

Ao saber da história de José Gilberto é possível entender o porquê do sentimento de “ao Deus dará”. Ele vive na comunidade de Santa Luzia, a cerca de 10 quilômetros do município de Santa Cruz. O agricultor não sabe precisar quantas famílias exatamente vivem em Santa Luzia, embora tenha um motivo razoável para ter na memória a informação precisa: as famílias dos arredores sobrevivem todas da água armazenada em sua cisterna.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           

Como os tempos são de “seca verde”, onde a cor da paisagem  dá uma falsa sensação de fartura, a água está escassa. Aliás, escassa para o consumo humano, rara para o crescimento do pasto para o gado e quase inexistente para o cultivo.

Dessa forma, o agricultor se vê numa “escolha de Sofia”: preparar a terra para plantar ou manter o pasto para o gado. Não existe uma única resposta e cada um segue a sua intuição. José Geraldo preferiu manter o pasto, mas não foi totalmente feliz em sua escolha. O alimento não foi conservado em quantidade suficiente e o criador já perdeu uma vaca, vitimada pela fome. Um outro animal foi salvo graças a cinco sacos de ração, contudo, como o dinheiro está acabando, as outras vacas – 18 no total – não terão a mesma sorte. Sem plantação e com os bichos secando mais que a paisagem, José Gilberto já planeja se desfazer de parte do patrimônio para conseguir sustentar a mulher, o filho, a nora e a neta de apenas três meses. “Se for o jeito, vou precisar vender algum animal. Fico com pena porque na época de fartura uma vaca dessas vale R$ 1 mil. Se for agora, mal pagam R$ 600”, lamenta.

Em situação semelhante e ao mesmo tempo inversa está o agricultor Manoel Batista da Silva, de 53 anos. Semelhante porque também não há perspectivas. Diversa porque Manoel fez uma escolha contrária a de Gilberto: preferiu plantar feijão e milho a manter o pasto para os animais. Como as precipitações têm sido irregulares, não há muita esperança que a colheita sirva para comer o resto do ano. Ao mesmo tempo, os animais emagrecem ao passar do tempo e devem estar nas mãos de um negociante esperto em breve. “Vou dar duas semanas, se não chover, vou vender pelo menos umas três cabeças de gado”, diz Manoel.

Os dois produtores rurais – Gilberto e Manoel – são ainda companheiros em outra sina. Falta água potável para a comunidade de Santa Luzia. Como a estiagem tem secado a cisterna de Gilberto, o que resta às famílias dos arredores são os barreiros, reservatórios de água reservados aos animais. “Ali bebe de tudo, urubu, boi, cachorro, o que o senhor imaginar. E também nós, quando não tem água na cisterna pra todo mundo”, diz Gilberto. E complementa: “É pouco pra todo mundo aqui da comunidade, mas eu não consigo negar água. Não sei o porquê. Só de pensar em negar água a um cristão já me dá uma coisa ruim”.

Dentre os produtores rurais, Manoel e Gilberto fazem parte de uma categoria ainda mais desamparada. A reportagem conversou com vários agricultores e a maioria listava um trunfo: a aposentadoria. “Quem tem aposentadoria ainda consegue dar um jeito”, explica o representante da Associação dos Produtores Rurais do Trairi. Gilberto, Manoel e muitos outros não podem contar com essa sorte. Estão, de fato, “ao Deus dará”. Mas e se Deus negar?

Projetos existem, falta agilidade na sua execução

É quando o rumo “natural” dos acontecimentos não engrena e uma parcela da população sente na pele os efeitos da desventura que o poder público tem a obrigação de cumprir o seu papel, qual seja proporcionar uma vida digna a todos, segundo a Constituição Brasileira. Os produtores rurais sabem disso. O que muitos deles não sabem é que os Governos federal e estadual aplicam uma série de projetos e programas para ajudar os agricultores a conviver com os inevitáveis e periódicos tempos de estiagem.

O grande projeto do Governo Federal para tentar amenizar a situação dos que sofrem com a seca é o Garantia-Safra, que paga R$ 550 para agricultores familiares que perderam pelo menos 50% da produção. Apesar de ser o carro-chefe do Governo, o projeto sofre com atrasos e dificuldades provenientes da burocracia. Na última semana, a parcela referente ao ano 08/09 começou a ser paga, um ano depois das perdas da safra. As perdas deste ano ainda estão sendo catalogadas e o dinheiro deve sair no próximo ano. “Infelizmente, o Ministério ainda não conseguiu dar agilidade suficiente para o processo. Mas uma coisa é certa: o dinheiro é pago e os produtores contam com essa renda”, diz Elton Dantas, extensionista rural da Emater.

Com relação à convivência imediata com a falta de água, atuam principalmente dois projetos no Estado. Um deles é do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social, e o outro é da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos. São o Segunda Água e o Programa Simplificado de Abastecimento, respectivamente. O Segunda Água atua na construção de tecnologias sociais de armazenamento de água, como cisternas, barragens subterrâneas, entre outros. É a Emater quem executa o programa, inclusive avaliando a viabilidade técnica de cada propriedade. As prefeituras são responsáveis pelo cadastro e indicação de quem deve receber o benefício. Da mesma forma, o Programa Simplificado de Abastecimento de Água, da Semarh, que consiste na perfuração de poços para comunidades pelo Estado. Cada poço serve a dezenas de famílias. “Temos ainda projetos de dessalinização, no chamado saneamento rural. Nosso projeto de perfuração de poços é um dos maiores do Brasil”, explica Féliz Fialho, coordenador de Gestão de Recursos Hídricos da Semarh. O primeiro programa – federal – tem o perfil de ajudar no armazenamento de água para a criação e o plantio, enquanto que o segundo procura dar água de qualidade para o consumo humano.

Para completar existe o sistema de financiamento do Ministério do Desenvolvimento Agrário (Mais Alimentos). Nele é possível financiar, com baixas taxas de juros, tratores, silos, construção de barragens e uma série de outras benfeitorias. Nesse caso, a intenção é beneficiar uma série de cadeias produtivas (criação de animais e plantio).

Um fato que chama a atenção é que, apesar da existência de programas e projetos que amenizem a convivência com a seca, muitos dos produtores rurais não se sentem amparados pelo poder público. A reportagem conversou com vários na Associação de Produtores Rurais do Trairi e todos tinham reclamações. No caso do crédito, eles argumentam que os agricultores já não podem acumular mais dívidas. A título de informação, o Governo Federal estuda inclusive um novo perdão às dívidas de produtores rurais, em medida provisória a ser apreciada pelo Legislativo.

Nos demais projetos, ou não se conhece a sua existência ou eles ainda não conseguiram contemplar os produtores de locais mais afastados. Elton Dantas, da Emater, reconhece as dificuldades: “Não temos como chegar a todos os agricultores e por isso precisamos de parcerias com sindicatos e Prefeituras”. Félix Fialho confia no Programa Simplificado de Abastecimento para dar um destino mais digno a essa população. “Estamos com 60% da meta realizada. Iremos chegar a dois mil poços até o fim do ano”, encerra. 

(Transcrito do jornal Tribuna do Norte, de Natal, 16.5.2010).

ASSU EM VERSOS V

ASSU

Por Carolina Wanderley

Terra bendita, onde abriguei ditosa,
De minha infância as ilusões fagueiras,
Cercada, qual rainha majestosa,
Das verdes palmas das carnaubeiras;

Terra gentil que acolhes carinhosa,
Nas oiticicas densas e altaneiras
Bandos de aves gazis, que em voz maviosa
Cantam do sol às luzes derradeiras.

Se eu algum dia, trêmula, velhinha,
Presa `{a mágoa que aos poucos me definha,
Ao teu solo volver, berço risonho,

Agasalha-me ainda com ternura
Como outrora, nos dias de ventura,
Agasalhaste o meu primeiro sonho.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

GEORGE SOARES É ENTREVISTADO PELA REVISTA "O PODER"


A revista O Poder, é encartada no Jornal de Hoje, e comemora nesse mês de Maio sua 9ª edição, além de falar sobre política, traz em suas páginas artigos assinados e uma coluna social.
Ao longo desses nove meses, a revista já entrevistou varias personalidades políticas, como Agnelo Alves, Robinson Faria, Ricardo Mota, Carlos Eduardo, entre outros. E na edição de Maio/2010, O Poder resolveu entrevistar alguém que representasse os candidatos mais jovens que disputarão um cargo no pleito de 2010. E o escolhido, foi George Soares, que tem se destacado na mídia, não só por ser jovem, mas por estar com um trabalho focado em fortalecer o interior do nosso estado.
George Soares é formado em Ciências Contábeis pela UFRN, com Especialização em Gestão de Empresas e Pessoas, é Presidente do PR em Assú e pré candidato a Deputado estadual.  
Em um papo bem a vontade, e diversas perguntas, a revista tenta mostrar a trajetória de vida de George, o que o motivou a entrar na política, a sua descendência política, a importância do Vale do Açú voltar a ter um representante na Assembléia Legislativa e suas expectativas para as eleições deste ano.
George ainda falou sobre importantes projetos que fortalecerão o interior, como é o caso da viabilização da ZPE do Sertão.

Por Monaliza Tavares

RIOGRANDE




Por Bosco Lopes. poeta natalense

Rio grande da morte
Rio grande sem sorte
Rio grande sem forte
Rio Grande do Norte
Rio pequeno do Norte
Rio finito do corte
Rio seco de sorte
Rio Grande do Norte
Rio sem cais sem porto
Rio você já foi morto
Rio de leito torto
Rio chorando de fome
Rio triste sem nome
Rio cansado que some

ASSU, ENCHENTE DE 1974

ASSU EM VERSOS IV

ASSU

Por Geraldo Dantas

Assu, gleba feliz de rútilos poetas
Que a musa, enternecida, inspira, ardentemente!
Predestinado povo, em tua rima quente
Tua própria grandeza em versos intepretas!

Longe, as carnaubeiras tremulam, mansamente!
O leque em riste aos céus, garbosamente eretas,
Sempre a cantar hosanas à deusa dos estetas
Tal como um eterno hino ao Deus onipotente.

Oh! terra de grandeza... excelsa maravilha!...
Como é bela e risonha a majestosa trilha
Que palmilhas, cantando, em fulvos estribilhos.

Teu rio é um magistral poema alexandrino
Cinzelado ao calor de um sol alabastrino
Pela fada do amor, na pena dos teus filhos.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Eu pergunto ao mundo das estrela
O que fora das estrelas se poderiam um dia se conceber.
- Fora das estrelas, todas as estrelas...
o Mundo  das estrelas não podia mesmo outra coisa conceber.

João Lins Caldas, poeta potiguar do Açu.

VELHOS CARNAVAIS DO ASSU

quarta-feira, 12 de maio de 2010



"Viajando o Sertão (IV)"

[Percurso – Santa Cruz – Cabeço Branco – Serro Corá – São Romão – Angicos – Assú - Paraú]

"Rodamos para Paraú, povoação que bati inteira com os pés infantis, há vinte anos. Corríamos em campos suaves, ladeados de vegetação fina e verde. Conversa-se em plantas têxteis, aproveitamento de fibras. Eu penso em Assú. Assú era a cidade literária da Província como Natal era a capital política. (...) Van Gennep demonstrou isto. Assú era, literariamente, o mais vivo centro da Província até os anos da República. Depois as andorinhas políticas cortaram os ares (...) para outros quadrantes. Assú ficou deserto e cheio de recordações (...). Lembro-me do velho Lucas Vanderlei, orgulhoso do Assú, recordando-lhe o passado. Tempo velho. (...) o caminho não permite um ‘memorial day’ assuense."
"O auto corre, galga os primeiros metros, num impulso rouco, pára trepidando (...). Um a um os autos se detém. Eu aproveito para pular a cerca e ir ver um milharal, imenso, (...), cheirando a São João, prometendo o cardápio sem par do nordeste. No lamaçal luta-se cortando mato para evitar o piso falso. Empurra-se. Conversa-se. Finalmente, num bramido de motores enfurecidos, os autos arrancam, atirando lama e folhas pelo ar. Passam. Eu ando a pé e vou retomar meu lugar adiante. A um dos caboclos que ajudaram a desvencilhar os carros, pergunto o nome do local. Tenho uma resposta que é uma ironia: – Isto aqui é ‘corredor da Fortuna’!..."
"A festa de Paraú é para mim um sopro que vem de longe (...). Vários homens eram meninos do meu tempo de irresponsabilidade jurídica. Dona Maroca Véras, Silvestre, Luiz Gondim, meu primo, a fama do meu nascimento em terras de Campo Grande e daí a aclamação para que eu falasse em nome da saudade que o ambiente revigora, tudo reapareceu, súbito numa vida poderosa."
"Depois do jantar fico dentro do automóvel parado com Alcides Franco falando sobre Integralismo, liberalismo e república democrática. Para mim é um encanto narrar como Plínio Salgado começou com nove rapazes e tem duzentos mil em dois anos, com o silêncio dos jornais e todas as baterias do ridículo assentadas contra ele."

Assina desta forma:

L. da C. C.

ASSU EM VERSOS III



ASSU

Por Antonio Soares de Araújo

Do Cabugi além, na sertaneja plaga
Que a estiagem flagela e a chuva enche de vida,
Onde a terra o Nordeste acaricia, afaga,
Do verde carnaubal a copa ao alto erguida,

Está, florente e bela, a cidade querida
Que é o meu berço natal. Por mais singela e vaga
A memória conserva, em saudade envolvida,
A impressão infantil que o tempo não apaga.

Recordo a várzea, o rio... aspectos que vi,
A lagoa Piató, na enchente e na vazante,
O parque e o laranjal da casa em que nasci.

Recordo a voz do sino em vibração feliz
E o cordeirinho branco, esguio e vigilante,
Solitário, girar, na torre da matriz.

A ESPERADA

Por João Lins Caldas, poeta açuense

A esperada não veio a esperada na vida
É o belo sonho para me inflamar.
Que ela não chegue, a bela comovida...
Que teria eu depois para ainda inflamar?...

terça-feira, 11 de maio de 2010

NÉ DANTAS UM HOMEM DE QUATRO MULHERES


"A bigamia é crime no Brasil. Isso quer dizer que um homem só pode se casar legalmente com uma única mulher, em contrapartida pode ter quantas amantes quiser ou for possível conciliar, na relação familiar ou financeira. Na região do Vale do Açu, a história do agricultor Manoel Salustiano Correia de Medeiros, conhecido popularmente como "Né Dantas", é uma das mais conhecidas, embora ele não esteja mais entre nós.

O fato que ainda é contado nas rodas de conversa entre amigos e parentes se passou no início do século XX, em meados de 1900, quando Seu Né tomou posse de uma propriedade de aproximadamente mil hectares, herdada dos pais, Antônio Dantas Correia de Medeiros e Maria Leocádia de Araujo Dantas de Medeiros. Nesse tempo, a fazenda se chamava "Volta", mas hoje todos só a conhecem por "Volta de Né Dantas".
Antes de se casar com Cristina Eliza de Medeiros, seu Né havia sido pai de um menino, fruto de uma das muitas aventuras que viveu durante toda a sua vida adulta. Tradicionalmente, as grandes famílias, para manter o equilíbrio dos valores sociais e econômicos, casavam os filhos com parentes, sendo o caso do casal Né Dantas e Cristina Eliza, que eram primos legítimos. 
Mas, para que os pais da noiva aceitassem de bom grado o casamento, já que o rapaz possuía um filho, houve o compromisso por parte dos noivos de criarem o menino como se fosse filho do casal, desde que o noivo esquecesse o romance com a mãe da mencionada criança.
Porém, meses após o casamento, além do filho bastardo, seu Né Dantas levou para a "casa grande" da fazenda, a ex-namorada, mãe do garoto, obrigando a esposa a conviver, em harmonia, com a tal situação, mesmo esse fato tendo causado grande constrangimento às famílias.
Considerado um homem rígido em suas ações, seu Né Dantas passou à condição de bígamo, se relacionando maritalmente e constituindo família com as duas mulheres. Dessa forma, teve 22 filhos legitimados, sendo 11 homens e 11 mulheres, impondo a eles e suas mães uma vida de conturbações e abstinências. Tratava a todos como serviçais. Homens e mulheres indistintamente trabalhavam nas tarefas da casa e das roças. As crianças não tiveram acesso à escola. A pouca instrução que alguns receberam foi aplicada por Né Dantas, homem de muito conhecimento prático.
Nem a religião foi forte o suficiente para impedir que o agricultor vivesse com a poligamia. Devoto ao catolicismo, seu Né era possuidor de belos oratórios, do tipo barroco, onde, aos pés dos santos, ensinou aos filhos orações e gestos religiosos que foram passados para os netos. 
Não dispensava o jejum da Semana Santa, nem as ofertas aos pedintes que costumeiramente distribuía-as pessoalmente. Filas eram formadas em frente à casa grande da fazenda e, posteriormente, defronte as casas de sua propriedade na Rua 24 de junho, antigo centro da cidade de Assu/RN.

DADOS


Mesmo com todas as responsabilidades conjugais, que requeria muita disposição, as duas mulheres morreram antes dele. Viúvo, ainda se casou novamente promovendo nova polêmica, quando colocou, na mesma casa, mais duas mulheres, que por sinal eram irmãs, que tiveram os nomes preservados a pedido da família. Segundo o seu neto, Nelson Dantas, fora os 22 filhos que criou, era comum para seu Né aparecer com uma criança dizendo ser dele, de outras "escapadas", para criar. "Nós nunca soubemos quantos outros filhos ele teve", adiantou Nelson, afirmando ainda que a última vez que contou, o avô tinha pra mais de 120 netos.
Seu Né Dantas morreu em 1965, aos 25 de dezembro, na casa dos 80 anos, não confirmados pela família que perdeu seus documentos."

Tudo tem origem nos sonhos. Primeiro sonhamos, depois fazemos (Monteiro Lobato)