quarta-feira, 5 de março de 2014

Os benefícios do tamarindo para a saúde

04.03.2014 - Por Universo Jatoba 
Ujatoba_tamarindo
Você já comeu tamarindo? Tamarindo é um fruto de origem africana e muito cultivado na Índia. Aqui no Brasil ele é consumido principalmente nos estados do Nordeste. Os frutos do tamarindo têm casca marrom e o formato é parecido com a vagem.
O tamarindo é uma fruta rica em vitaminas C, E e também em vitaminas do complexo B, além de ser fonte de cálcio, ferro, fósforo, manganês e potássio. E tem mais, ele pode ser usado no tratamento de problemas digestivos como, por exemplo, na prisão de ventre, e também atua como anti-inflamatório e antioxidante.
Outro benefício do tamarindo é que ele previne doenças do coração, pois ajuda a baixar os níveis de colesterol no sangue. Ele pode ser encontrado nas feiras no formato da própria fruta, mas também é possível comprá-lo na forma de polpa. A polpa do tamarindo pode ser usada para o preparo de doces, molhos, sucos e geleias.
Se você sofre com prisão de ventre, anote a receita do suco de tamarindo que pode te ajudar! Você vai precisar de 100 gramas de polpa de tamarindo, 2 limões, 2 copos de água e mel para adoçar. Esprema os limões e coloque no liquidificador, adicione a polpa do tamarindo, os 2 copos de água e um pouco de mel. Bata tudo e o seu suco fica prontinho. Fácil, não é? O ideal é beber 2 copos do suco todos os dias.
O seu colesterol ruim está alto? Aprenda a fazer um chá de tamarindo para baixar o nível do colesterol. A receita é super simples. Você só vai utilizar folhas de tamarindo e 300 ml de água. Coloque a água para ferver com as folhas de tamarindo durante três minutos. Em seguida, desligue o fogo e deixe a mistura em repouso por cerca de 10 minutos. Esse chá pode ser consumido até três vezes ao dia.
Outra maneira de se beneficiar das propriedades do tamarindo é tomando a água de tamarindo. Anote os ingredientes: 200 gramas de tamarindo, 2 limões, 1 litro e meio de água, 3 colheres de sopa de gengibre fresco ralado, 2 colheres de sopa de cominho em pó, 1 colher de chá de folhas de hortelã e adoçante ou mel. Ferva o tamarindo em meio litro de água por 15 minutos. Esmague a polpa da fruta para tirar todo o suco. Adicione todos os ingredientes, misture bem e deixe o líquido descansar por cerca de 20 minutos. Coe o líquido e em seguida adicione 1 litro de água e o suco de 2 limões. Pronto, beba a água de tamarindo antes das refeições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário