quarta-feira, 19 de julho de 2017

PARABÉNS, CANGUARETAMA 159 ANOS DE FUNDAÇÃO (CIDADE CULTURAL DO RIO GRANDE DO NORTE)

o seu lado estavam o capitão Anacleto José de Matos, seu irmão, e Galdino Álvares Pragana, tabelião local.
A primeira tentativa de transferência ocorreu em 1857, mas o projeto foi devolvido por não conter boas razões. Como o padre era membro destacado do Partido Liberal, que dominava a província, aproveitou a ausência do presidente Antônio Machado da Costa Dória e enviou o projeto para seu substituto, Antônio Marcelino Nunes Gonçalves.

Desta forma, o projeto foi votado pela Assembléia Provincial, que aprovou a lei nº 367 de 19 de julho de 1858, segundo a qual, foi Uruá elevado à categoria de Vila de Canguaretama, passando Vila Flor a um povoado subordinado ao novo município criado. Na época, em Uruá não havia sequer uma igreja e as celebrações religiosas passaram a funcionar em um armazém.

Aparentemente essa transferência teria ocorrido apenas pela vontade de um sacerdote político e não há notícia sobre o apoio popular, mesmo sabendo-se, que não era co
mum o envolvimento do povo nos assuntos da política. Só Sebastião Policarpo fez oposição, nada mais.

Entretanto, foi o desenvolvimento comercial da província do Rio Grande do Norte, a partir da segunda metade do século XIX, que propiciou o surgimento do novo município. Nessa mesma época ocorreu o surgimentos de novos engenhos e um rápido desenvolvimento da atividade comercial no povoado do Uruá. Essas mudanças são reflexos da autonomia econômica da província, conquistada em 1818.

A população da província sofreu um crescimento substancial movido pela produção açucareira. Em 1854 havia 173 engenhos no Rio Grande do Norte e a produção só aumentava. Em 1854 já eram mais de 12000 toneladas exportadas e ultrapassou as 5000 em 1859. 

Em 1854 havia 11 engenhos em Canguaretama e 23 entre Goianinha e Arês. O açúcar desses 34 engenhos era exportado através do porto que existia no pequeno povoado do Uruá e favoreceu a transferência da sede administrativa de Vila Flor.
Comentários

Francisco Galvão http://historiarn.blogspot.com.br/.../a-fundacao-de...
A CRIAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CANGUARETAMA OCORREU EM 19 DE JULHO DE 1858 A fundação do município de Canguaretama ocorreu, segundo a histor...
HISTORIARN.BLOGSPOT.COM
Responder
1
5 h
Gerenciar
Francisco Galvão http://vereadorelvis.blogspot.com.br/.../historia-de...
HISTÓRIA Do livro Povo dessa terra Francisco Alves Galvão Neto Páginas 11 á 17. O NOME URUÁ Em…
VEREADORELVIS.BLOGSPOT.COM
Responder
1
5 h
Gerenciar
Francisco Galvão http://museudoagreste.blogspot.com.br/.../fundacao-da...
FUNDAÇÃO DE CANGUARETAMA Canguaretama é…
MUSEUDOAGRESTE.BLOGSPOT.COM
Responder
1
4 h
Gerenciar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  UMA VEZ Por Virgínia Victorino (1898/ 1967) Ama-se uma vez só. Mais de um amor de nada serve e nada o justifica. Um só amor absolve, santi...