Acerimonia aconteceu no Cine Teatro Pedro Amorim (Foto: UERN/Reprodução) |
Aconteceu na noite desta quinta-feira, 30, no Cine Teatro Pedro Amorim, cerimônia de posse dos sócios fundadores da Academia Assuense de Letras (AAL), fundada em 23 de janeiro de 2015. Segundo o seu presidente, o historiador Ivan Pinheiro Bezerra, ocupante da cadeira número 5, a academia chega com a missão de valorizar e resgatar a cultura literária assuense que tem grande relevância na história do Rio Grande do Norte. "É um resgate que fazemos de vários nomes que contribuíram para que Assú foi conhecida como a Terra da Poesia", disse ele.
Segundo Fernando de Sá Leitão, um dos membros fundadores da AAL e ocupante da cadeira número 7, é uma grande satisfação fazer parte deste movimento cultural. "O propósito aqui em prol da Cultura é maior do que os nossos nomes", afirmou ele.
"A cidade do Assú está de parabéns por receber esta iniciativa", vereador Heliomar Cortez Alves.
"Fiquei muito sensibilizado com a criação da Academia Assuense de Letras. Já estava na hora disto acontecer", Edmilson Albino, presidente da CDL de Assú.
"Isto é um reconhecimento à Terra da Poesia", George Soares, deputado estadual.
Os primeiros ocupantes das cadeiras da Academia Assuense de Letras são:
Cadeira nº 1 – Antonio Alderi Dantas; Patrono: Palmério Augusto Soares de Amorim Filho
Cadeira nº 2 – Auricéia Antunes de Lima; Patrono: Celso Dantas da Silveira
Cadeira nº 3 – Francisco de Assis Medeiros; Patrono: Francisco Augusto Caldas de Amorim – Chisquito
Cadeira nº 4 – Francisco José Costa dos Santos; Patrono: Francisco Agripino de Alcaniz – Chico Traíra
Cadeira nº 5 – Ivan Pinheiro Bezerra; Patrono: Renato Caldas
Cadeira nº 6 – Fernando Antônio Caldas; Patrono: João Lins Caldas
Cadeira nº 7 – Fernando Antônio de Sá Leitão Morais; Patrono: Silvia Filgueira de Sá Leitão.
Os demais nomes escolhidos como patronos para as 20 primeiras cadeiras cujos titulares serão escolhidos entre os futuros sócios são: Alfredo Vespúcio Simonetti, Eufrosina Fernandes, Ezequiel Epaminondas da Fonseca Filho, Ezequiel Lins Wanderley, Francisco Ângelo da Costa – Chico Daniel, Francisco Elion Caldas Nobre, João Carlos Wanderley, João Natanael Soares de Macêdo, Luiz Carlos Lins Wanderley, Maria Carolina Wanderley Caldas – Sinhazina Wanderley; Maria Eugênia Maceira Montenegro; Pedro Soares de Araújo Amorim; Samuel Sandoval da Fonseca.