sexta-feira, 30 de setembro de 2022

 Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas, flor e texto que diz "Tudo que colocamos nas mãos de Deus Tem solução Tem saida Tem resposta"

Cachoeira da Solidão em Florianópolis
Sul da ilha
https://instagram.com/heverson.floripa

 Pode ser uma imagem de cachoeira e natureza

 Pode ser uma imagem de ao ar livre

EDGAR DANTAS – O PRIMEIRO CIVIL A MORRER PILOTANDO UM AVIÃO NO BRASIL

Local da queda do Natal I

Rostand Medeiros – Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte

Era uma manhã de sexta feira, dia 23 de maio de 1930. Cedo havia um movimento no campo de pouso do Aeroclube do Rio Grande do Norte. Circulavam os membros do curso de pilotagem da Escola de Voo do Aeroclube. Eles estavam no hangar da entidade, se preparando para uma costumeira seção de voos na “periferia” da pequena Natal, na região do atualmente populoso e verticalizado bairro do Tirol.

Esta turma de futuros pilotos, que em dezembro de 1929 haviam se matriculado para o curso, era formada por filhos da elite local. Faziam parte Otávio Lamartine, Fernando Pedroza, Aldo Carielo, Eloy Caldas, Plínio Saraiva e Edgar Dantas. O Aeroclube do Rio Grande do Norte havia sido fundado em 29 de dezembro de 1928, possuía uma boa infraestrutura de ensino aeronáutico, com sede, hangar e duas aeronaves modelos “Blue Bird”. Eram as aeronaves Natal I e II.

Turma do Curso de Pilotagem do Aeroclube. Fonte-http://peryserranegra.blogspot.com

Naquela tranquila manhã, segundo a edição de 24 de maio de 1930, do jornal A República, o aluno Plínio Saraiva não se encontrava, mas estavam presentes o mecânico Abel de Oliveira e o instrutor de voo Djalma Fontes Cordovil Petit. Este era carioca, militar da Marinha do Brasil, com o patente de capitão-tenente, que havia realizado seu curso de aviador na Escola de Aviação Naval, no Rio de Janeiro e era muito hábil com um avião nas mãos. Foi o primeiro instrutor da entidade e estava em Natal desde o primeiro semestre de 1928.

Djalma Petit e Juvenal Lamartine. Foto da Revista Cigarra. Fonte-http://peryserranegra.blogspot.com

Mas voltando aquele dia fatídico.

Primeiramente fizeram voos solo no avião Natal I, os alunos Otávio Lamartine e Eloy Caldas. Na continuidade subiria Edgar Dantas. O exercício do dia consistia que cada aluno decolasse, dessem duas voltas no campo do clube e depois deveriam proceder a aterrissagem. Tudo indica que a pista de pouso do Aeroclube cruzava as atuais pistas da Avenida Hermes da Fonseca, uma das principais de Natal.

Consta que a decolagem foi tranquila, mas, segundo as páginas de A República, o jovem Edgar Dantas, com apenas 21 anos, realizou uma manobra imprudente, efetuando uma curva fechada para realizar a aterrissagem, a apenas 20 metros do solo. Mas devido à baixa velocidade e altitude, o avião foi de encontro ao solo. A aeronave, conforme podemos ver na foto, caiu quase na vertical. O piloto foi atingido por uma estaca de uma cerca, que fraturou seu crânio no frontoparietal, provocando forte sangramento. Esta cerca pertencia a um curral da propriedade do Sr. Fausto Amaral.

Segundo o escritor Paulo Pinheiro de Viveiros, autor livro “História da aviação no Rio Grande do Norte”, publicado pela Editora Universitária, de Natal, em Setembro de 1974, do hangar do Aeroclube o instrutor Petit pronunciou “-Vejam como se morre em plena mocidade!”.

A República, edição de 24 de maio de 1930.

Após o impacto, a turma correu desesperada para o local. O inglês Eric Gordon, que jogava “tennis” em uma área do Aeroclube, pegou seu carro para levar o rapaz para o Hospital Jovino Barreto, atual Onofre Lopes, mas era tarde.

A cidade parou. Várias pessoas foram à casa de sua família amparar sua mãe, viúva do ilustre Manoel Dantas. Outra multidão seguiu para ver o avião no solo.

Às quatro e meia da tarde ocorreu o sepultamento, com grande acompanhamento da população local.

Faltava pouco tempo para Edgar receber o seu “brevet” de pilotagem, já tinha voado dez horas solo sem nenhum problema.

Edgar Dantas é o primeiro a esquerda. Ao centro, de branco, o instrutor Petit. Fonte –  http://www.institutojosejorgemaciel.org.br

Edgar Dantas é atualmente nome de escola em Natal.

Bem, antes que os especialistas em aviação afirmem que o titulo deste texto é uma mentira, ou que errei, sugiro que deem uma passada na página 153, do cujo autor é Paulo Pinheiro de Viveiros. Nesta página lemos que Dantas “Foi o primeiro civil que se sacrificava no Brasil” (em um avião).

Se assim foi, ou não, o que importa foi como aconteceu.

 https://tokdehistoria.com.br

 

terça-feira, 27 de setembro de 2022

A República
 
Em 20 de março de 1931, mudou-se da Av. Tavares de Lira para o endereço definitivo, o prédio da Av. Junqueira Aires, 355, prédio que foi construído em 1895 por Amaro Barreto de Albuquerque Maranhão, em 1907 com o falecimento de Pedro Velho – fundador do jornal – o prédio foi vendido ao estado, passando a sediar o jornal. Essa mudança de espaço permitiu uma ampliação técnica da sua produção, onde passou a publicar fotografias com mais regularidade. A epígrafe no cabeçalho sempre difundiu as mudanças de discurso no jornal, de 1933 a 1944 se escrevia “Órgão Oficial do Estado”, reprimindo a palavra “poderes” de anteriormente, se especula uma forma de definir frente aos acontecimentos nacionais explicitados ao longo da pesquisa com o controle da imprensa pelo Estado. 
 
 


 Pode ser uma imagem de céu e texto que diz "Sonhos não morrem, apenas adormecem na alma da gente. Chico Xavier"

 Pode ser uma imagem de texto que diz "Existem pessoas que acham que nada acaba. Paciência acaba, sentimento acaba. Se não valorizar, se não cuidar, tudo acaba. MariiWatt"

 Pode ser uma imagem de 1 pessoa, em pé e texto que diz "Lar de Preto Velho Às vezes a maior sabedoria é fingir que não se está sabendo de nada."

 Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas e texto que diz "Mulheres são como flores, quanto mais carinho elas recebem, mais lindas elas se tornam."

 Pode ser uma imagem de texto que diz "cuide de você, se respeite e não tenha presa. o que é seu virá ao seu encontro no tempo certo."

 Pode ser um meme de uma ou mais pessoas, pessoas em pé, bolo e texto que diz "Depois dos 40... A gente não quer ser perfeito; A gente quer é ser feliz!"

Na convivência, o tempo não importa. Se for um minuto, uma hora, uma vida. O que importa é o que ficou deste minuto, desta hora, desta vida.
 
Mario Quintana
 
 Pode ser uma imagem de rosa e texto

 
Avenida Rio Branco com Rua Ulisses Caldas na década de 1940. Foto: Cartão Postal
 
 
 Pode ser uma imagem de 2 pessoas e ao ar livre
 

 Pode ser um meme de 3 pessoas e texto

 Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "Ο CASAL É CONHECIDO NO DIVÓRCIO, OS IRMÃOS NA HERANÇA, OS FILHOS NA VELHICE E OS AMIGOS NA DIFICULDADE."

 
Igreja de Santo Antônio na década de 1970




segunda-feira, 26 de setembro de 2022

 Natal não há tal

Antiga sede social do ABC Futebol Clube na Avenida Afonso Pena com Rua Potengi. Projeto do arquiteto Aguinaldo Muniz, que também idealizou o cinema Nordeste, na Cidade Alta. Foto: Jaeci Emerenciano Galvão


PELO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA Se Guilherme de Almeida escreveu 'Raça', em 1925, uma obra literária “que tem como tema a gênese da na...