sábado, 12 de janeiro de 2008

GLOSADORES DO ASSU

A minha idade requer
Saudade e recordação.
Vivendo na solidão
Por causa de uma mulher.
Nem sonhando ela me quer...
Po causa disso chorei;
Bebendo raciocinei:
É astúcia do Demônio
E ao meu triste patrimônio
"Novos tormentos juntei".

Renato Caldas

Passeando nesta praça
Não sinto mais alegria,
Achando a vida vazia
Na venda bebi cachaça.
Na vida não acho graça,
Pensando no meu sofrer,
Já de tanto padecer
Eu já vivo amargurado,
Continuo embriagado
Me lembrando de você.

Manoel de Bobagem

Ouvido Sua Eminência
Por imensa multidão
Humilde, beijou o chão
No país da violência
Pregou a paz com clemência
De modo convencedor,
Rogou a Nosso Senhor
Que aos cristãos todos conduz
Como servo de Jesus
O papa, pregou o amor.
Solon Wanderley

Serei uma alma esquecida
Ninguém vai lembrar de mim,
E por isso antes do fim
Sinto saudade da vida
Minha filha, a mais querida,
A quem lhe dei o viver,
Na certa vai esquecer
Do pai que a morte levou
Por isso tristonho estou
Em lembrar que vou morrer.

Boanerges Wanderley

Eu respeito a castidade
Inda mesmo presumida,
Que mantém pra toda vida,
"A mulher de certa idade."
Mas, afirmo, sem maldade,
Que, na vida, errada, incerta,
Muita coisa se concerta
Que parece nova e boa:
- Mulher que vira "coroa"
Não tem nunca idade certa.

Mariano Coelho

Mesmo sem acreditar
Nas sagradas escrituras
Devem ter as criaturas
"Um minuto pra rezar."
Também devem programar
O seu modo de viver,
E dessa forma obter
O perdão da eternidade,
E ter com serenidade
"Um segundo pra morrer."

Francisco Amorim

Já estou desesperado,
Já não tenho paciência,
Se assemelha à penitência
A vida que vou levando.
Meus amigos se acabando.
Aqueles que tanto amei...
Eu, também, já comecei
A morrer por prestação,
E se tentar salvação
Tem caminhos que eu não sei.

Walter de Sá Leitão

A dor, a angústia, o gemido,
São prenúncios de um ocaso,
Mas, às vezes tem um prazo
Pois nem tudo está perdido.
Tudo por Deus é regido
A tempestade, a bonança,
Convém rever na lembrança.
Dia a dia o que acontece,
Veio fazer uma prece
Quando resta uma esperança.

Núcio Pinto

Pedindo paz pra meu povo
Súde e tranquilidade,
Com grande felicidade,
Quero entrar o ano novo.
A Jesus Cristo, sim, louvo
O seu natal tão contente
Peço a Deus Onipotente,
Com fé de não ter engano,
Pra subir o novo ano
Com o pé direito na frente.

João Adolfo Soares

Como tudo é passageiro
No decorrer desta vida,
No jardim, triste, esquecida,
Cai a flor do jasmineiro
Seu orvalho derradeiro,
Por sobre a relva deslisa
O seu perfume ameniza
O travor da soledade
Deixando odor de saudade
Ao leve sopro da brisa.

Oliveira Junior

De madrugada, na rua
Num luar claro de agosto,
Eu vi o seio da lua.
Sem "sutien", quase nua,
Eu pasmei, nervoso, ao vê-la
Custava, mesmo entendê-la,
Qual Diana pura e terna
Tomava a forma materna
Amamentando uma estrela.

Hélio Oliveira

Fico na área cantando
Admirando a beleza
Feita pela natureza
Me sinto bem contemplando
E o perfume aspirando
Das rosas e do jasmim
Foi Deus que me fez assim
Pra ser amiga das flores
Em mim não tem dissabores
Contemplando o meu jardim.

Martinha Santiago

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. João Celso disse...
    Recebi ontem, sábado, DOIS convites do Fanfa para conhecer seu blog. Ora, ao receber o primeiro (quando liguei meu computador e acessei as mensagens), já fora lá e o incluíra entre meus "Favoritos".

    Quero que Fanfa corrija duas pequenas incorreções: a primeira é meu nome. J. C. FILHO foi meu avô, pai de mamãe; logo, sou J. C. NETO.
    A segunda é que, na glosa de papai (Hélio Neves de Oliveira), faltou o terceiro verso; "Para aumentar o meu gosto", como está no meu livro "Glosas de Hélio Neves de Oliveira", p. 15 (edição do autor, 1980, ISBN 85-85012-01-3).
    Ah, tirando a dúvida, me aposentei e deixei a Embratel em outubro de 1998, após quase 31 anos de serviços, percorrendo cerca de 70% do Brasil na implantação de sistemas de telecomunicações. Faltou a região Norte e um pouquinho da NE ("Não conheci Teresina / porque não tinha Distrito", disse eu no outro livro meu "Minhas glosas na Embratel", 1983, ISBN 85-85012-03-X, p.37).

    Sucesso!

    ResponderExcluir

  UMA VEZ Por Virgínia Victorino (1898/ 1967) Ama-se uma vez só. Mais de um amor de nada serve e nada o justifica. Um só amor absolve, santi...