domingo, 15 de junho de 2008

A MUTUCA

O título citado acima, é um periódico que circulou nos anos 1967, 68, 69, 70, 71, 72, 73 e 74 e 1978.  Circulava durante os festejos do padroeiro do Assu, São João Batista,  divulgando as acontecências da cidade, satirizando as pessoas, fofocando os relacionamentos amorosos da rapaziada e da moçada daquela época. Através daquele jornalzinho, amores foram concretizados, desfeitos e fracassados. Os poetas da cidade como Maria Eugênia, Renato Caldas, Francisco Amorim, João Fonseca e Boanerges Wanderley, entre outros deram a sua colaboração com suas glosas, seus poemas, suas crônicas. Os jornalistas e os estudantes inteligentes daquela terra assuense publicavam os seus artigos sobre a sua festa maior entre outros assuntos relacionados ao município.

Revendo  meus antigos guardados, o meu pequeno acervo sobre as coisas da minha terra - Assu, deparo-me com uma das edições de A Mutuca, como a edição datada de 17 de junho de 1969 que, na sua página inicial, diz assim: "Bôa noite habitantes dos Bairros Sítios e Capelas, patrocinadores dos festejos hoje consagrados ao glorioso São João Batista.

Elementos integrantes da comunidade açuense, vocês, sabemos, empregar o melhor das suas energias, de seu esforço e da sua dedicação para testemunharem ao Santo, nosso Padroeiro a nossa fé cristã e nosso apelo às coisas de Deus.

Na quietude de seu bairro, nas suas conversas amigas, na vivência de uma cordialidade amistosa o seu pensamento e a sua imaginação, por muito tempo se comoveu na contemplação emotiva e encantadora do rodopiar de um balão sanjoanesco que, na crendice popular, indica de acordo com a sua direção, inverno futuro ou seca calamitosa.

Também vocês, moradores dos sítios distantes, a esta hora, depois de um dia afanoso, cuidando do amanho da terra e da assistência às fruteiras em formação, vocês também estão com a alma e o coração voltados para o Patrono de nossa terra, pedindo bençãos e solicitando favores na esperança fagueira de uma colhêta abundante.

Como tenho muito de cristianismo, tem algo de profano o novenário de São João Batista, vocês habitantes dos Bairros Sítios e Capelas, no saborear das pamonhas, canjicas e milho assado ao calor das fogueiras, no São João disse São Pedro confirmou, prestam também o seu culto de veneração e respeito ao santo que veio abrir os caminhos aplainar as veredas para a vinda do Senhor.

Daí, por tudo que vocês fizerem para homenagear o precursor do Messias, recebam, habitantes dos Bairros Sitios e Capelas o nosso cordial e sincero BÔA NOITE."

Desejo, portanto, um feliz São João aos meus conterrâneos.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

  Marmore Ltda O granito Nero Ikeda tem uma combinação harmoniosa de cores e texturas, adicionando um toque extra de elegância a qualquer pr...