sábado, 27 de junho de 2009

GUIMARÃES, UM AMIGO LEAL


Francisco Guimarães Saraiva, mais conhecido como Guimarães, era uma figura extrovertida, carismática. Ele foi meu amigo e contemporâneo nos velhos tempos do Ginásio Pedro Amorim e do Centro Regional de Escoteiros do Assu (onde jogamos futebol), nos idos de sessenta e setenta. No Assu, sua terra amada, viveu a sua infância, adolescência, juventude e parte da maturidade. Tempos depois, já aposentado, salvo engano, passou a morar em Itajá, vivendo em paz com Deus e com os homens como sempre viveu, admirando a beleza da Barragem Ribeiro Gonçalves, comendo um peixe frito, pescado na hora. Pena que ele partiu para o outro lado. A útima vez que nos encontramos foi em Natal, há poucos anos atrás. Ele falva tanto sobre seus familiares e dos sonhos que deseja tornar realidade!
Guimarães, Jesus Cristo certa vez, disse que "o grão para ser fecundo terá que morrer." E assim vai ser com todos nós.
Você se foi, mas deixou a saudade no coração de todos aqueles que viviam em seu entorno, que lhe admiravam. Você deixou o exemplo da lealdade, da honestidade, da mão estendida para ajudar ao próximo, do companheirismo, afinal, o exemplo também de bom esposo, de bom filho, de bom pai, de bom avô, de bom amigo que o foi.
Guimarães, custa a crer que você partiu tão cedo ainda! "Todas as vezes que alguém for bom, se lembrará de você." A sua morte chorou também a mim, como seu amigo e admirador. Um dia, só Deus sabe quando, nos reencontraremos na eternidade.
Descança em paz valente lutador. Dormes o sono dos justos, dos humanos. Nada melhor terminar estas singelas palavras que escrevo movido pela emoção e pelo sentimento, nas palavras verdadeiras que você escreveu no seu perfil em orkut, conforme transcrevo adiante:

Você olha meus defeitos
Quer até me censurar
Sabendo que não tem direito
Porque vives a errar

Olhaste tanto pra mim
Que esquecestes do que é teu
Talvez nem percebeu
Que não és certo como eu

Porque você não observa
Que a vida é mesmo assim?
Uns não gostam de outros
E... Outros de outros sim!

Tudo que eu quero tenho
Pode chorar e pular
Mas viva a sua vida
Não viva pra me olhar

Na mimha vida de errante
Que por sinal tive sorte
Só quem pode concertar
É DEUS com uma boa morte.

Fernando Caldas (Fanfa).





2 comentários:

  1. alo fernando caldas parabens pelo excelente trabalho divulgando esta terra tao importante para cultura do rn.importante e ao mesmo tempo esquecida,parabens pelo resgate do grande poeta joão lins caldas que deveria ser busteado em praca publica aqui e principalmente em acu.

    ResponderExcluir
  2. OLA AMIGO!!!!!SOMENTE HOJE DEPOIS DE TRES MESES DA AUSENCIA DO MEU GRANDE HOMEN GUIMARAES , FOI QUE TIVE CORAGEM DE LER SUA BELISSIMA HOMENAGEN QUE ESCREVESTE SOBRE O MESMO. CONFESSO QUE ME EMOCIONEI POIS SÓ DISSESTE A VERDADE , RESTA-ME SOMENTE AGRADECER-TE......E TE DIZER QUE AS SAUDADES SAO IMENSSAS.....UM GRANDE ABRAÇO DE SUA AMIGA ANA GUIMARAES

    ResponderExcluir

  UMA VEZ Por Virgínia Victorino (1898/ 1967) Ama-se uma vez só. Mais de um amor de nada serve e nada o justifica. Um só amor absolve, santi...