quinta-feira, 11 de junho de 2009

POEMA

Alguém me chamou de feliz criatura
Sem conhecer meu padecer profundo
Mas tem razão: como há de ver o mundo
Se eu mostro um riso que só diz ventura?
Falo, por toda parte carregando
O riso domador e venturoso,
Eu mostro a forma do primeiro gozo
Mil vezes tendo o coração chorando.

Porque na vida o necessário pranto
Veste de luto a lágrima do riso?
Porque na festa o meu tormento aviso
Com a festa negra do meu rubro canto?
E de tantas misérias a delícia,
De tanta dor o coração se forma
Que eu julgo ver a lânguida reforma
De cada dor no seio da carícia.

João Lins Caldas
Assu, 1909.

Um comentário:

  1. Fernando

    O que pode me dizer sobre a linhagem do Barão de Assu (Francisco de Brito Guerra)? Moro em São Paulo e sou seu tataraneto.

    ate mais

    Paulo (paulotecno@uol.com.br)

    ResponderExcluir

Da solidão por Redação Tribuna do Norte  3 de abril de 2024     Vicente Serejo serejo@terra.com.br O ser humano, desde a caverna, tem medo d...