sexta-feira, 15 de outubro de 2010

AÇU ANIVERSARIA


Neste 16 de outubro, a minha querida cidade de Açu de minha infância e juventude, aniversaria. São 165 anos de Vila a Cidade de Açu de tantos poetas, jornalistas, escritores, rapazes e moças bonitas. Açu de tradição pioneira, de políticos influentes desde os tempos do Rio Grande do Norte, província. Afinal, de antigas glórias. Custo a crer que o progresso daquele então pacato município, por sinal um dos mais importantes do Brasil (a segunda cidade a ser criado no interior do estado) esteja chegando tão violento, mesclado de crimes. 

Desejo neste dia festivo, homenagear o nosso Açu nas palavras de um dos seus novos poetas e seu maior historiador chamado Ivan Pinheiro que num soneto clássico, a moda antiga (que abre as páginas do seu livro, imagem acima) escreveu numa feliz inspiração quando a terra açuense completava seus 150 anos de emancipação política, cuja festa tive o pivilégio de ter vivido, presenciado, que diz assim:

Assu, século e meio de formosura,
Pacata, meiga, qual uma debutante,
Imaginando ser este o instante
De abraçar e alentar sua cultura.

Teu rio d´águas correntes, cintilantes,
Deleita ao solo, gerando fruticultura,
Inaudita, até a incessante criatura
Que, na lida do ontem, foi coadjuvante.

Plaga privilegiada pela natureza.
Das Potigurâneas és o celeiro,
Petróleo jorrando... Quanta riqueza!

Avante debutante! Sejas mais garrida,
Mostre tua garra, teu suor, teu cheiro.
Adote o progresso... Oh, terra querida!

Postado por Fernando Caldas

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DELÍRIO Por que é que nós vivemos tão distantes, Si estamos neste sonho todo incerto: - Eu ao teu lado em pulsações vibrantes, E tu, long...