domingo, 18 de setembro de 2011



Pedro Simões

REFLEXÕES MATINAIS

Difícil acreditar que sob esse céu recém-desperto clariificado pela madrugada, as nuvens flutuando livres, imponderáveiss e impunes, as dunas recortadas contra o horizonte, denunciando o mar, as ruas epreguiçando-se, aliviando os braços e as pernas, as árvores cheias de pequenos pássaros trêfegos e felizes, os vendedores ambulantes apregoando as suas vantagens - um cenário que ...justifica a benevolência e o amor do Criador pela sua Criatura - possa existir alguém capaz violar essa paz, de macular esse ato de amor para expressar o seu ranço existencial, a sua revolta sem nome, o seu ódio aos semelhantes? Um galo baldio me recorda as palavras de Cristo ao seu apóstolo: antes que o pássaro madrugador cante três vezes, igual número de vezes a criatura o atraiçoará. É da sua natureza a inconformação, a rebeldia sem causa, o estar diante de si como se fosse o centro do universo, pondo-se de costas para o Criador, em postura de insatisfação por conta de escolhas imprudentes e erradas que são sua responsabilidade.

Pois daqui do meu mirante, Senhor Deus da compaixão, diante desse cenário que desfruto diariamente, antevendo o sol que já se faz anunciar por trás das dunas, eu vos peço humildemente e sem qualquer mérito para mover a minha súplica, tende piedade de nós, pobres mortais, ignore a nossa ingratidão e abone a nossa índole selvagem, gananciosa, predadora. Ao invés, dê-nos cada vez mais beleza, mais tolerância para que nos convençamos definitivamente da vossa bondade e do vosso amor por nós, para que renunciemos ao ódio e à maldade.

Lembro de um diálogo entre São Francisco e o Frei Leão em que o santo, atendendo à indagação do seu amigo, lhe contava a seguinte fábula: certo dia disse a uma pequena árvore que me falasse de Deus, e ela então se encheu de flores.

A beleza dos dias e noites, dos cenários com que nos deparamos nesta cidade-luz dos Reis Magos, nada mais é senão a epressão do amor divino por nós.

Que o Divino Mestre Jesus nos conceda a todos um belissimo domingo

(Natal, madrugada de domingo, 18.09.11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Assu Antigo 24 min    ·  SOBRE O MAJOR MONTENEGRO QUE EU CONHECI E CONVIVI Nascido na Fazenda Itu, Povoação de Sacramento, atual e prósper...