A
educação, nos primórdios da existência humana, restringia-se a
transmissão de informações e prática culturais a partir da convivência.
Neste sentido, a educação ocorria dentro da família e as crianças
aprendiam imitando os mais velhos. Ao longo da história da humanidade a
educação passou a se tornar uma questão comunitária até se tornar um
assunto de Estado.
Nos últimos trezentos anos o Estado passou a
controlar cada vez mais a educação. Esse domínio atinge questões de
metodologia, organização escolar, currículo, arquitetura (ambiente
escolar), além de controles de frequência e vigilância dos lares.
Uma educação libertária está para além da defesa de uma prática
metodológica que trabalhe a autonomia e liberdade da crianças. É, na
verdade, um não controle da educação por parte de um dirigismo
centralizado, como o do Estado.
http://www2.pliber.org.br/
Nos últimos trezentos anos o Estado passou a controlar cada vez mais a educação. Esse domínio atinge questões de metodologia, organização escolar, currículo, arquitetura (ambiente escolar), além de controles de frequência e vigilância dos lares.
Uma educação libertária está para além da defesa de uma prática metodológica que trabalhe a autonomia e liberdade da crianças. É, na verdade, um não controle da educação por parte de um dirigismo centralizado, como o do Estado.
http://www2.pliber.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário