quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Núbia Lafayete, a garota assuense de Carnaubais

 
NúbIa Lafayete ladeada pelo casal Edna e Osman Alves. Núbia era chamada artisticamente pelos apresentadores de emissoras de rádio e televisão, como "a garota asuense". Para o editor deste blog satisfazer o amigo e colega de blog Aluízio Lacerda, eu chamaria a cantora Núbia de "a garota assuense de  Carnaubais". É que Carnaubias fora Distrito de Assu.

Nome de registro de Núbia Lafayete: Idenilde Araújo Alves da Costa. Nasceu no dia 21 de janeiro de 1937, no distrito denominado Saco, porém há informações que teria nascido no Chambá. Faleceu em Niterói, no dia 18 de junho de 2007. Em Assu Núbia viveu apenas trés anos, regressando então ao Rio de Janeiro, acompanhando sua família. Na capital carioca, logo cedo, aos 8 anos de idade, começou a se apresentar em programas de calouros do Rio. Iniciando sua carreira artística no início da década de sessenta. Quando jovem trabalhando como comerciária em loja de tecidos, surgiu no programa de Calouros "A Voz de Ouro", da então TV Tupi, daquela terra então capital federal.

Me lembro, eu era ainda menino, que assisti a sua primeira apresentação na cidade de Assu, em 1962 ou 63, fora no anfiteatro do Colégio Nossa Senhora das Vitórias (Colégio das Freiras), abrindo o seu show interpretando a canção intitulada Devolvi, de Adelino Moreira, que diz assim:

Devolvi o cordão e a medalha de ouro
E tudo, que ela me presenteou

Devolvi suas cartas amorosas
E as juras mentirosas
Com que ela me enganou

Devolvi a aliança e também seu retrato
Para não ver seu sorriso
No silêncio do meu quarto

Nada quis guardar, como lembrança
Pra não aumentar meu padecer
Devolvi tudo, só não pude devolver
A saudade cruciante
Que amargura o meu viver.

Fernando Caldas 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O INTELIGENTE E O SABIDO

Há duas categorias de pessoas que, sobretudo no Rio Grande do Norte, merecem um debruçamento maior, uma atenção mais atenta, um enfoque mais...