quarta-feira, 10 de outubro de 2012


HORTELÃ
Mentha Piperita
A hortelã é um condimento muito utilizado no mundo todo e possui diversas espécies. Pode ser originária do sul e do centro da Europa, do Oriente Médio ou do centro da Ásia. As espécies mais conhecidas no Brasil são a hortelã-de-cozinha, hortelã-de-horta, hortelã-pimenta e poejo. A região norte da África é considerada hoje a maior produtora de hortelã. Sua melhor época para a colheita é no verão.

A hortelã é uma planta herbácea, com folhas opostas, ovais e serrilhadas. Muito utilizada no Oriente Médio e, juntamente com o tomilho, é a especiaria mais marcante da culinária britânica.

A hortelã é considerada uma planta medicinal, por possuir propriedades digestivas, aromáticas, analgésicas, antibacterianas e sedativas, utilizada principalmente em forma de infusão. Apresenta um sabor agradável, refrescante, com ótimo aroma e grande valor terapêutico. É muito utilizada no mundo inteiro contra problemas de digestão, gastrointestinais, insônia, mau hálito e náuseas.

Apresenta em sua composição vitaminas A, B e C, cálcio, fósforo, ferro e potássio. Seu óleo essencial é composto principalmente por mentol (cerca de 50%) e é responsável pelo odor refrescante da planta, encontrado principalmente nas folhas mais velhas. É comumente administrada em forma de pastilhas ou chiclete.

A hortelã é vendida geralmente fresca, em buquê nas feiras, ou lojas especializadas em ervas finas. Na hora da aquisição da hortelã é preciso estar atento para escolher as folhas com cores mais vivas, evitando as murchas e manchadas. Quando for comprar a folha já seca, prefira aquelas guardadas em embalagens ou vidros escuros. "Merci"

Nenhum comentário:

PELO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA Se Guilherme de Almeida escreveu 'Raça', em 1925, uma obra literária “que tem como tema a gênese da na...