sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

"ASSU - CENSO DE 1920"


HISTÓRIA

ASSU - CENSO DE 1920
Prédio da Intendência Municipal e Cadeia - Atual Prefeitura
Conforme recenseamento ocorrido no dia 1º de setembro de 1920 o Assu apresentava, em alguns aspectos, o seguinte quadro :
População - 19.056 habitantes com uma única religião professada a Católica Apostólica Romana. Tinha como vigário o Padre Joaquim Honório da Silveira.
Produções - O município era rico em minerais e vegetais, e prestava-se muito à criação de toda espécie de gado.
Minerais - Havia minas de ferro, gesso, malacacheta, granito, pedras calcárias, etc., com diminuta exploração e algumas nunca exploradas.
Vegetais – A várzea do Assu possuía carnaubeiras em abundância e constituía uma das principais fontes de riqueza do município.
A Carnaubeira servia para a construção de casas, fornecendo ótimas linhas, caibros e ripas.
Os casebres dos moradores menos abastados eram construídos todos dessa maravilhosa palmeira – com o estipe faziam as linhas e esteios; da palha cobriam o teto e entrançavam as paredes; com o talo confeccionavam as portas.
Com a palha, de certa consistência, confeccionavam vários acessórios: esteiras, cordas, urupemas, abanos, sacos, chapéus de variadas qualidades, entre outros produtos e potencialidades desta palmeira tão comum em nossa região, que podemos até dizer que a conhecemos como as palmas das nossas mãos.
Na várzea, em 1920, encontravam-se facilmente quixabeiras, juazeiros e oiticicas, entre outras espécies.
No tabuleiro, em 1920, era abundante o angico, a sucupira branca, frei-jorge, pau-ferro, jucá, imburana, pau d’arco, catanduva, pereiro, pau branco, facheiro, cumaru, aroeira, catingueira, oiticica, caraibeira, pitombeira, entre outras. Umas apreciáveis por seus frutos, outras prestando-se a obras de carpintaria e marcenaria.
Em 1920, Assu possuía animais de variadas espécies, principalmente tatu, veado, maritaca, raposa, gato do mato e tamanduá. Encontrava-se ainda ema, garça, e uma infinidade de pássaros canoros e de belas plumagens.
A agricultura era bem desenvolvida, principalmente o algodão, milho, feijão, arroz, sorgo, batata, mandioca, cana de açúcar e muitos outros cereais.
Ai, portanto, alguns aspectos do censo demográfico de 1920 em Assu. 
Fonte: Censo demográfico de 1920. 

Nenhum comentário:

  DE GERALDO MELO O Assu há muito que é reconhecida como uma cidade festeira. Pois bem, Geraldo Melo quando governador do Rio Grande do Nort...