quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Açude Mendubim - Renato Caldas

Você

Você é tudo. É tudo para mim!
Um formidável e imenso "Mendubim"
Pejado de desejos!
Eu sou o rio Açu das grandes cheias,
Me arrastando do dorso das areias,
Em busca dos seus beijos!

Você tem a alegria da alvorada
A beleza da noite enluarada
Com serestas de amor!
Eu tenho na alma dobres de Finados...
Ecoando por cima dos telhados,
Na hora do sol-por!

Você é o acalanto! A melodia
Que as Mães solfejam de alegria
Pro filho adormecer!
Eu sou o cantochão, triste e profundo
O doloroso ai do moribundo
No instante de morrer!

Você é tudo. É tudo para mim!
Um formidável e imenso "Mendubim",
Sangrando de emoções...
Eu sou, apenas uma poça dágua
Aonde se reflete a minha mágoa
E as desilusões.

Renato Caldas



[Mendubim que o poeta se refere, é um açude público. A sua construção começou na década de sessenta e deu-se a sua inauguração em 1970. Está localizado no Rio Paraú "afluente à margem esquerda do Rio Piranhas/Açu." Fica distante aproximadamente 11 km. do Centro da cidade de Assu. Durante 15 anos, até o ano de 2001, abasteceu a cidade assuense. Tem uma capacidade de armazenamento de água de 86 milhões de metros cúbicos e a sua bacia hidrográfica é de 1.062,5 km2, com potencial hídrico para irrigar 1642ha. A altura da sua parede mede 25,70 metros e sua extensão é de 1.100 metros. É grande o seu potencial turístico. A sua beleza está na fotografia de Jean Lopes, bem como está decantado pelo grande poeta, conforme os versos acima].



Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Natal antiga colorizada Jeronymo Tinoco     Paróquia de nossa senhora dos navegantes, praia da redinha, anos 80. ( Foto p&b acervo de ...