quarta-feira, 10 de abril de 2013

Breve relato sobre a chegada e permanência de João Meira Lima na cidade de Assu

João Meira Lima foi Juiz de Assu (por sinal, a primeira Comarca criada no interior do Rio Grande do Norte, data de 11 de abril de 1883), entre 1967-1968. No Assu chegando, Meira fora recebido com festa realizada no Colégio Nossa Senhora das Vitórias, onde tomou posse. Naquela ocasião discursaram o jornalista Osvaldo Amorim, deputado Edgard Montenegro, Maria Olímpia Neves de Oliveira então prefeita daquele município, além do poeta de “Fulô do Mato” chamado Renato Caldas (de quem Meira, já era amigo de vida boêmia em Natal), que leu um poema matuto intitulado “A voz dos bairros pobres da minha cidade – Homenagem no dia da posse de Meritíssimo Juiz de Direto da Comarca – Dr João Meira Lima”, que diz assim:


Dotô Juiz de Direito,
- Tá tudo Justo e Perfeito...
a chave desta cidade,
abre também corações.
Vô falá pela cidade
que teve a felicidade
de encontrar um Juiz,
que veio compretamente
vivê – Cuma vive a gente
da “Taba dos Janduís”...
no nosso crima, vivê,
da nossa água bebê!
poivá do nosso alimento:
carne gorda cum pirão.
Gozá o calô, o vento,
vê o Céu, pizá no chão,
sê poeta, sê vaqueiro,
sê cuma nós, brasileiro,
sofrendo e amando o Sertão.

Dotô João, Dona Tereza,
prestem atenção a nobreza
da minha satisfação...
Venho em nome da pobreza,
istribado na firmeza
do seu aperto de mão!

Dizer: - para meu agrado
com sincera leardade:
Os pobres desta Cidade,
os fios do meu sertão,
dona Tereza, obrigado.
obrigado dotô João.

Meira já irmão maçom, articulou com alguns assuenses fundar na terra naquela cidade a Loja Maçônica Fraternidade Assuense, no ano de 1967. Em 1968, salvo engano, aquela loja maçônica adquiriu sua sede própria em terreno doado por Edmilson Lins Caldas )um dos fundadores daquela loja), funcionando também nas suas dependências, uma escola primária, também de iniciativa de Meira Lima.

Em 1986, Meira fora agraciado com o título de Cidadão Assuense, projeto de Lei aprovado à unanimidade pelos vereadores. Naquela sessão solene, realizada nas dependências da AABB, falaram além do homenageado, o ex-deputado Edgard Montenegro, prefeito Ronaldo Soares, Juiz Agamenon Fernandes, bem como o vereador e presidente da Câmara dos Vereadores do Assu Fernando Caldas autor daquela propositura. 

Por fim, João Meira Lima deixou muitos amigos no Assu, participando ativamente dos das tertúlias, dos saraus poéticos e das serenatas realizadas no Assu festeiro.

Fica a João Meira Lima, com quem eu tive o prazer de conhecer e de com ele convive no Assu e e em Natal, a minha homenagem.

Fernando Caldas

Nenhum comentário:

PELO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA Se Guilherme de Almeida escreveu 'Raça', em 1925, uma obra literária “que tem como tema a gênese da na...