domingo, 8 de setembro de 2013

Walflan de Queiroz, o poeta das paixões platônicas



*Walflan Furtado de Queiroz (1930-1995), poeta potiguar nascido em São Miguel, interior do alto oeste do Rio Grande do Norte.

Tipo magro, estatura mediana, testa franzida (lembro-me dele na calçada do Cefé São Luiz, em Natal, declamando Rimbaud em voz alta), aparentemente tímido, gestos nervosos, fulmante compulsivo. O intelectual e poliglota Walflan falava latim, inglês e francês com fluência. Era advogado formado pela tradicional Faculdade de Direito do Recife, profissão que nunca exerceu, pois se tivesse exercido certamente teria sido um brilhante advogado.

Walflan foi um poeta lírico, amoroso, "um homem dado a paixões platônicas, cujo destino sempre o levou a profunda tristeza e ao desamparo, contribuindo para fixar a imagem do poeta atormentado e solitário".

E o  poeta de amores não correspondidos, escreveu na sua solidão, apaixonadamente, o poema sob o titulo "Noturno Para Tânia", que transcrevo abaixo para o nosso deleite:

Se, durante a noite, não sentires,
Cair sobre a tua face, uma lágrima,
Não, não sou eu.
Se, durante a noite, não ouvires,
O grito do pássaro pousando em tuas mãos,
Não, não sou eu.
Mas, se caminhares, pelo invisível,
E vires então o anjo inclinar-se sobre ti,
Sou eu, Tânia, sou eu.

*Registro com muito orgulho que Walflan de Queiroz era meu primo segundo, sobrinho de minha avó paterna Odete Fontes Fernandes de Queiroz Caldas).

Fernando Caldas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E a experiência?  A experiência se consegue a proporção que os dias se passam! (Fernando Caldas).