sexta-feira, 11 de outubro de 2013

MEU TORRÃO TINHA DE TUDO

Meu sertão tinha fazenda
Que era linda de se ver
Tinha vaca boa de leite
Tinha queijo pra vender
Tinha galinha, guiné e ovelha
Também tinha mel de abelha
Tudo isso pra gente comer e se lamber.

Tinha cachorro caçador
Era a arma do meu torrão
Tinha boi manso e capinadeira
Que cortava o velho chão
Tinha passarinhos cantando
Na seca urubu voando
Também tinha o gavião.

Não faltava o galo cantador
Pela madrugada no poleiro
Tinha borrego berrando
Trancado no chiqueiro
Tinha água no cacimbão
Também festa de são joão
Ainda tinha galinha ciscando no tabuleiro.

Minha terra tinha carnaubais
Onde cantavam canários e golinhas
Tinha açudes e cacimbas
Após a janta, tinha estórias e ladainhas
Sábado à noite era alegria
Tinha violeiro e cantoria
Em Córregos e na cidade tinha as feirinhas.

Ano de chuva tinha roça
Milho, batata e feijão
Também tinha gato do mato
Tejo e camaleão
Tinha lagarta de fogo queimadeira
Que dava uma tremenda coceira
Tudo isso tinha no meu velho sertão.

Marcos calaça, jornalista matuto (UFRN).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E a experiência?  A experiência se consegue a proporção que os dias se passam! (Fernando Caldas).