Publicação: 02 de Outubro de 2013
Os contribuintes em débito com o tesouro municipal podem quitar suas dívidas com descontos de até 90% em multas e juros de mora. A Secretaria Municipal de Tributação (Semut) começou na segunda-feira uma campanha de incentivo para que os contribuintes possam negociar e quitar dívidas relativas ao Imposto predial territorial urbano (IPTU) e a outros tributos. Os descontos variam com o número de parcelas, que pode chegar a 60 vezes. A campanha segue até 31 de janeiro de 2014.
Adriano AbreuSecretaria
Municipal de Tributação: negociações de dívidas poderão ser feitas na
sede da Secretaria, localizada na Cidade Alta, ou nas Centrais do
Cidadão
saiba mais
Os impostos cujas dívidas podem ser negociadas são IPTU, ISS, Taxa de Lixo, Taxa de Publicidade, Tarifas de Licença, entre outros. Não entram no parcelamento o Imposto de Transmissão Intervivos (ITIV) e débitos do Simples Nacional, que dispõe de regulamentação própria.
Todos os contribuintes podem negociar seus débitos tributários, mesmo aqueles que tenham alguma dívida com questionamentos na Justiça. De acordo com a secretária municipal de Tributação, Aíla Cortez, esse é um dos diferenciais das negociações neste ano.
“A inovação é que o contribuinte vai poder parcelar os débitos de acordo com sua oportunidade, não vai estar obrigado a parcelar tudo de uma vez. Vai parcelar de acordo com a sua possibilidade e interesse. Se ele deve vários exercícios, é possível parcelar só os últimos”, explicou Aíla Cortez.
Segundo a secretária municipal de Tributação, a intenção de flexibilizar as formas de pagamento se deve à uma análise do que já ocorreu em anos anteriores. “Vimos que forçando o contribuinte a parcelar tudo, ele negociava, mas acabava deixando de pagar as dívidas no meio do caminho”, disse.
Locais
Para negociar as dívidas, basta que o contribuinte se dirija à sede da Secretaria Municipal de Tributação, localizada na Praça do Estudante, 90, Cidade Alta, das 8h às 18h. Outra opção é procurar os boxes de atendimento do órgão nas Centrais do Cidadão do Alecrim, na Rua Coronel Estevam, 1.233, e da Zona Norte, na Av. Dr. João Medeiros Filho, 1055, bairro Potengi. As Centrais do Cidadão funcionam das 9h às 18h.
Os documentos necessários são Identidade e CPF. Caso não seja proprietário do imóvel em débito, basta apresentar procuração particular com firma reconhecida. Se o imóvel for objeto de inventário, o inventariante deve levar atestado de óbito.
Os valores recolhidos com a negociação são geridos pela Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) e aplicados na saúde, educação e nas obras públicas municipais.
“Os impostos servem para o desenvolvimento das ações administrativas que trazem melhorias na cidade”, destacou a secretária Aíla Cortez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário