Publicado: Quinta, 26 de Março de 2015, 13h36
Tráfego será liberado no aniversário e obras serão concluídas em outubro
Nesta sexta-feira (27) a Ponte Internacional da Amizade, entre Foz do Iguaçu (Brasil) e Ciudad del Este (Paraguai), sobre o Rio Paraná, completa 50 anos de sua inauguração. Na data do aniversário, a ponte terá seu tráfego normalizado. Desde o início de janeiro foi preciso alternar o tráfego em meia pista, um sentido por vez, com semáforos, para a substituição das placas danificadas de concreto do pavimento. Inicialmente a previsão era liberar as pistas somente entre abril e maio, mas o ritmo dos trabalhos permitiu antecipar a liberação das duas faixas. Agora, as obras de recuperação da Ponte continuam em outras frentes, na sua parte inferior e laterais.
Iniciadas em outubro de 2014, as obras de revitalização foram contratadas com prazo de 1 ano para sua execução e valor de R$ 10 milhões. Além da substituição das placas de concreto danificadas e dos dispositivos de vedação das juntas de dilatação da pista, serão fixadas novas grades nas laterais da ponte e realizados trabalhos de acabamento e pintura. As obras possibilitarão mais segurança e conforto aos usuários, além de dificultar o descaminho e o contrabando. A última reforma havia sido feita em 2002.
História
A ponte começou a ser construída em 1956 e a obra foi chefiada pelo engenheiro Almyr França. Na época, para que a navegação não fosse interrompida durante a realização dos trabalhos, elaborou-se uma estrutura sustentada sobre arco, um recorde mundial de vão em ponte de concreto armado e arco engastado. Nove anos depois do início das obras a ligação entre Brasil e Paraguai foi inaugurada.
Iniciadas em outubro de 2014, as obras de revitalização foram contratadas com prazo de 1 ano para sua execução e valor de R$ 10 milhões. Além da substituição das placas de concreto danificadas e dos dispositivos de vedação das juntas de dilatação da pista, serão fixadas novas grades nas laterais da ponte e realizados trabalhos de acabamento e pintura. As obras possibilitarão mais segurança e conforto aos usuários, além de dificultar o descaminho e o contrabando. A última reforma havia sido feita em 2002.
História
A ponte começou a ser construída em 1956 e a obra foi chefiada pelo engenheiro Almyr França. Na época, para que a navegação não fosse interrompida durante a realização dos trabalhos, elaborou-se uma estrutura sustentada sobre arco, um recorde mundial de vão em ponte de concreto armado e arco engastado. Nove anos depois do início das obras a ligação entre Brasil e Paraguai foi inaugurada.
Fonte: DNIT
Foto: Acervo DNIT
Nenhum comentário:
Postar um comentário