terça-feira, 27 de dezembro de 2016

A imagem pode conter: atividades ao ar livre e água















André Madureira
Nesse outro cartão postal, de mais uma série editada em cerca de 1905, se tem uma visão parcial do "Caes d'Alfandega".
Aqui, por está escondida mais à direita da foto, não é possível ver o edifício de nossa repartição aduaneira. O prédio que se destaca aqui é o da Fábrica Vigilante, do sr. Philadelpho Lyra.
Esse grande armazém era um importante estabelecimento industrial da cidade de Natal, situada à rua do Commercio(atual rua Chile) nº 68, e que tinha como proprietário o sr. Philadelpho Lyra.
A fábrica foi fundada em fins do século XIX e foi a primeira fábrica de cigarros no Rio Grande do Norte. A produção anual do estabelecimento aumentava em 31.392 milhões de cigarros, acondicionados cuidadosamente, cujas principais marcas eram: Vigilante, Amor, Hermes da Fonseca, Excelsos, Goyaz, Celebres, Rio Branco, Alcaçús, Fantazia e Perolas, marcas essas que eram conhecidas e reputadas em todo o estado.
Sua linha de produção, com grandes máquinas à vapor, picava e desfiava o fumo que em seguida eram todos enrolados à mão.
O fumo empregado em sua manufatura era nacional, dos diversos tipos, e também importado, tais como o fumo turco e o fumo da Virginia.
Ai era também manufaturado ótimo sortimento de charutos dos melhores fabricantes. Daí saiam os charutos Dannemam, Jezler & Hoening.
Tinha ainda variado sortimento de piteiras de espuma, ambar, côco e madeira.
A fábrica, que ficava ao lado da Alfândega, era instalada em um grande e cômodo edifício. Tinha suas dependências apropriadas e bem aparelhada para essa indústria.
Nela trabalhavam 110 operários, entre homens, mulheres e crianças. O sr. Philadelpho Lyra foi também agente e representante em Natal das principais casas manufatureiras de charutos do estado da Bahia.
Cerca de 13 anos depois, em um novo prédio, é fundada e instalada nesse mesmo local a firma "Wharton, Pedroza Cia", pertencente aos sócios Clarence Wharton e Fernando Pedroza.
Fotógrafo: Não informado
Ano: Cerca de 1905

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UM POUCO SOBRE MEUS ANTEPASSADOS

Meus bisavós chamados Manoel Cavalcante de Queiroz e Vigorvina Fontes Fernandes de Queiroz (Fotografias abaixo) nasceram na então Vila de Lu...