quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Educandário Nossa Senhora das Vitórias. Jubileu de Ouro, 9 de março de 1977. Na foto, da esquerda para a direita, Rachel Rachelita de Macêdo Medeiros, Edgar Borges Montenegro, Irmã Maria Josefina Gallas e Clara de Amorim e Silva, naquela noite de festividades em honra ao Educandário.Rachel Rachelita de Macedo Medeiros - matriculada a 11 de março de 1927, foi integrante da primeira turma feminina do então Collegio Nossa Senhora das Vitórias. Exerceu a função de professora no Instituto Padre Ibiapina.Edgard Borges Montenegro - matriculado a 4 de janeiro de 1928, tornou-se a primeira criança do sexo masculino a ingressar na instituição e integrou a primeira turma mista. Graduou-se em Agronomia, na Escola Superior de Agronomia, em Lavras/ MG, e ocupou o cargo de Prefeito Municipal em Assu e Deputado Estadual por três lesgislaturas.

Clara de Amorim e Silva (Clarinha) - matriculou-se a 8 de janeiro de 1928, compondo, também, a primeira turma mista de alunos. No Centro Operário Assuense, foi professora.Irmã Maria Josefina Gallas foi a primeira religiosa genuinamente brasileira da Congregação das Filhas do Amor Divino. Era gaúcha e chegou neste solo assuense em 1928, passando a exercer o cargo de mestra das noviças, professora e, posteriormente, de diretora - de 1954 a 1960/1963 a 1966. Dentre os empreendimentos realizados por Irmã Josefina, proporcionou a construção da Capela de Nossa Senhora das Vitórias, uma vez que ela havia pactuado (em sua juventude) com o seu pai de dirigir a construção de um templo religioso. A programação do Jubileu de Ouro foi bastante diversificada, com missas para a sociedade, desfile cívico, festa social à noite e o lançamento do livro de Francisco Amorim em alusão à Escola - Colégio Nossa Senhora das Vitórias: 50 anos. 
Por Pedro Otávio Oliveira.
Foto de Maria Ivete Medeiros.



Nenhum comentário:

PELO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA Se Guilherme de Almeida escreveu 'Raça', em 1925, uma obra literária “que tem como tema a gênese da na...