sexta-feira, 8 de março de 2019

DESTAQUE FEMININO

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, em pé


Por Pedro Otávio Oliveira.

Especialmente hoje, 8 de março, a figura feminina é honrosamente exaltada com uma expressiva quantidade de carinho e amor a ela, de quem provem o sim à vida oportunizado, primeiramente, por Deus. Dentre os relatos de bravura e perseverança da mulher norte-rio-grandense, especialmente das assuenses, vem à tona a lembrança de uma mulher vanguardista que, com sua audácia, proporcionou a prática dessa atividade por outras mulheres também.

Gelza Tavares (Caldas, após seu matrimônio com Edmilson Lins Caldas) foi a primeira mulher a emitir Carteira Nacional de Habilitação no Estado do Rio Grande do Norte, segundo o DETRAN. Para dignificar ainda mais a sua cidade natal e os seus conterrâneos, é assuense, filha de Fernando Tavares e Maria Celeste Tavares. Resiliente e fervorosa, enfrentou a fatalidade do acidente que vitimou os seus pais, aos 24 anos, ficando órfã juntamente com os seus 11 irmãos.

Como toda moça conceituada e proposta a inserir-se no contexto de então, ingressou como interna na Escola Doméstica de Natal, diplomando-se pela mesma. O seu pai havia adquirido um carro Plymouth, da Chrysler, placa 24-70, de Natal/ RN, para fazer a viagem que posteriormente fizera de avião, acompanhado pela sua esposa e convidados pelo governador Dix-Sept Rosado. Desta feita, para o automóvel não ficar em desuso, Gelza herda o carro recém adquirido e para poder conduzi-lo necessitava da habilitação – abrindo, assim, um horizonte para as mulheres ao efetivar a sua carteira, em 03 de dezembro de 1952.

Estando entre nós e portando a sua inconfundível vaidade e alegria, ela relembra dizendo que emitiu a carteira pela Inspetoria Estadual de Trânsito (atual DETRAN) e era admirada por todos dirigindo aquele automóvel de luxo na cidade. “Ás vezes, aos domingos, eu levava meus irmãos mais novos para passear em Ipanguaçu, e ia visitar os amigos Orlando e Dona Maria.”, relembra a maior figurante. Uma mulher deste seleto naipe merece as nossas congratulações por tão admirável decisão. Parabéns, mulheres!

(Do blog: Gelza Tavares Caldas é mãe de Fernando Caldas, editor deste blog).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DELÍRIO Por que é que nós vivemos tão distantes, Si estamos neste sonho todo incerto: - Eu ao teu lado em pulsações vibrantes, E tu, long...