quinta-feira, 11 de julho de 2019

Pedro Otávio Oliveira

Momentos como esse merecem ser recordados. Por isso, vale a pena recordar!
Assu de Outrora
Comemoração das Bodas de Ouro da Ir. M. Josefina Gallas, FDC, no dia 05 de agosto de 1972, em Assu.
Irmã Josefina foi a primeira jovem genuinamente brasileira a ingressar nas fileiras da Congregação das Filhas do Amor Divino, em Serro Azul (atualmente, Cerro Largo). Seus pais receberam com muita satisfação as freiras missionárias advindas da Áustria, em sua residência. Vocacionada à vida religiosa, influenciada sobretudo pela presença das religiosas estrangeiras em seu lar, nesse período, Luiza Gallas (nome civil) adere ao aspirantado naquela terra gaúcha, uma colônia recém fundada por alemães. Prestou seus primeiros votos de renúncia, pobreza e castidade em 05 de agosto de 1922, na então Serro Azul. Com a sua transferência para o Nordeste, em 1928, passou a residir em Assu, no Collegio Nossa Senhora das Victórias (inaugurado em 1927). Passados 50 anos de serviço ininterrupto à Província Nossa Senhora das Neves, sendo a sua maior parcela em Assu (cidade a qual amou profundamente e que escolheu para ser sepultada), Irmã Josefina residia em Mossoró, no ano de 1972. Nesta cidade, era responsável pela direção do Abrigo de Idosos Amantino Câmara, da Paróquia São João, na Diocese de Santa Luzia. 

Merecidamente, seus ex-alunos assuenses prestaram-lhe uma linda festa, regada com muitas homenagens e preitos de reconhecimento pelo seu valoroso trabalho. Houve, dentre outros acontecimentos, desfile, celebração, jantar e apresentações culturais. Consoante a isso, em Mossoró, a sociedade engajada no auxílio do Abrigo, também ofereceu uma Missa em Ação de Graças e um jantar de confraternização. Essas festividades contou com a presença de uma figura que muito alegrou a freira jubilosa: a Irmã Elizabete Gallas, sua irmã biológica, do Rio Grande do Sul. A Casa Provincial ofereceu à mestra um retrato seu pintado a óleo pela Irmã Myriam Serrano Lyra; os assuenses, um álbum com os registros fotográficos das festividades; o Colégio, um jantar comemorativo; a Prefeitura Municipal, por parte do prefeito João Batista Lacerda Montenegro, o Título de Cidadã Assuense. 

O amor e carinho incutido em sua conduta de mulher fizeram com que se tornasse uma admirável religiosa, de caráter ilibado, querida por toda a classe escolar. 
Na foto, um grupo de ex-alunos da Irmã Josefina, alunos da escola e seus pais, tais como: as irmãs Maria Evangelina e Maria Tavares, Francisca Ximenes, Expedito Silveira, Maria do Céu Amorim (saudando-a, representando os ex-alunos), Maria Nilda, Fernando Caldas, Rejane Abreu e Ângela Pimentel.
Pedro Otávio Oliveira, 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DELÍRIO Por que é que nós vivemos tão distantes, Si estamos neste sonho todo incerto: - Eu ao teu lado em pulsações vibrantes, E tu, long...