domingo, 4 de outubro de 2020

 

A imagem pode conter: 1 pessoa, close-up
Paulo Sérgio De Sá Leitão

LITERATURA ASSUENSE

E por falar em P❤️ESIA...📃📚

Assu, RN - 175 anos de História e Poesia

Francisco Agripino de Alcaniz - Poeta Chico Traíra
(1926 - 1989)

Nasceu no Sítio Pau de Jucá, em Ipanguaçu-RN, a 08.01.1926, segundo o registro oficial (consta que, na verdade, terá sido em 1922). Desde muito cedo despertou dentro de si o gosto pela cultura, em especial a cultura nordestina. Relatos colhidos com familiares informam que ainda menino Chico Traíra era presença obrigatória nas rodas de viola da época.

O apelido de Traíra veio por legado de família e acabou se confirmando culturalmente em função de suas tiradas sempre espirituosas. Nas cantorias de viola ninguém jamais conseguiu derrotá-lo na rima e se dizia que ele era escorregadio tal como uma traíra, daí a confirmação do apelido que lhe acompanhou por toda a vida e pela eternidade literária.

Cantador e repentista famoso, com um ciclo de amizades de destacada atuação nacional, como é o caso de Patativa do Assaré, de quem foi contemporâneo e amigo intimo, abandonou a viola em virtude de distúrbios pulmonares, recorrendo então ao folheto de cordel como meio de sobrevivência. Desenvolveu sua arte não só nas feiras livres, nas cidades e vilas disseminadas pelos sertões afora e participou de dezenas de encontros e congressos de violeiros.

(Por: Francisco José Costas dos Santos - Membro efetivo da Academia Assuense de Letras/Cadeira 4 Patrono Francisco Agripino de Alcaniz - Chico Traíra)

ASSU

O Assú envelhecendo
Com o seu tesouro imerso
Abre a fonte do progresso
Cumpre a ordem de Deus pai,
Teu nome quer dizer grande,
A tua história tem brilho,
Assú de João Celso Filho
Crescei e multiplicai.


Nas tuas várzeas a brisa
Balança tuas palmeiras,
Das tuas carnaubeiras
Muita riqueza se extrai;
As tuas belas paisagens
Ao longe deslumbra a vista,
Assú de São João Batista
Crescei e multiplicai.

Assu - Terra da P❤️ESIA
04.10.2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  UMA VEZ Por Virgínia Victorino (1898/ 1967) Ama-se uma vez só. Mais de um amor de nada serve e nada o justifica. Um só amor absolve, santi...