domingo, 10 de janeiro de 2021

JOÃO SOARES – UM PIONEIRO (meu bisavô) – Assim como sua irmã Clara Soares; João tem seus pioneirismos no RN. Nasceu em Assu (RN). Primeiro Homeopata, Primeiro Historiador de nossas Letras Jurídicas, primeira pessoa a fazer um CENSO DEMOGRÁFICO em Natal. Também foi: professor primário, poeta (com vários poemas musicados), advogado, juiz, arquivista (funcionário do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro), jornalista (colaborou em periódicos do Rio de Janeiro, Ceará e em vários municípios do RN) repórter, cronista, Fiscal do Governo na Empresa Força e Luz. Em meu acervo tenho: seu livro de poemas “O Nada” (ainda inédito), “Magistratura e Ministério Público Estaduais do Rio Grande do Norte [1892 / 1922].” (ainda inédito) e “O Recenseamento de Natal, de 1919” (ainda inédito).
Casou-se em Natal, em 06 de novembro de 1915, com Emilia Anália Soares de Araújo (nome de casada).
Juntamente com seu amigo Padre João Maria, editou o famoso jornal “8 de Setembro”. Foi diretor do Atheneu Norte-Riograndense e Fiscal de Educação. Formou-se em direito pela “Faculdade de Sciencias Juridicas e Sociaes do Rio de Janeiro” em novembro de 1912, colou grau em 29 de agosto de 1913, dia do aniversário de seu pai. Foi um grande amigo do Conde de Affonso Celso (diretor da faculdade) e de Ronald de Carvalho (seu colega de turma). Manteve (em Natal) o “Grupo Elementar 29 de Agosto” no qual educou vários vultos da cultura do RN – inclusive seu filho Boanerges Soares (meu avô materno).
Ao todo João Soares de Araújo teve 11 filhos, nasceu em 1883, faleceu em Natal em 1965 [Wandyr Villar].

                          V   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  UMA VEZ Por Virgínia Victorino (1898/ 1967) Ama-se uma vez só. Mais de um amor de nada serve e nada o justifica. Um só amor absolve, santi...