sexta-feira, 16 de abril de 2021

 NEVALDO ROCHA


Há três dias atrás, a Câmara Municipal de Natal aprovou Projeto de Lei do executivo, prefeito Álvaro Dias, mudando o nome da avenida Bernardo Vieira, para avenida Nevaldo Rocha (em certos casos sou contra mudar nome de logradouros públicos). Uma justa homenagem. Rocha chegou na capital potiguar ainda jovem, migrou de Caraúbas, cidade do alto oeste do Rio Grande do Norte, para Natal onde trabalhou e depois se estabeleceu com uma pequena loja de roupas. Tempos depois, fundou uma fábrica de confecções denominada Guararapes gerando muitos empregos. E Bernardo Vieira? Vieira foi governador nomeado da Capitania do Rio Grande, porém está registrado na história do Rio Grande do Norte por massacrar indígenas, travou uma luta contra os povos indígenas, os índios Janduís que habitava a Ribeira do Assu. Foi uma luta sangrenta que a história denominou de Guerra dos Bárbaros, Guerra dos Índios ou Guerra do Açu, Conflito armado que durou dez anos (1686/1696), dizimando os indígenas quase por completo.
Afinal, muito justa a homenagem prestada a Nevaldo Rocha, fundador em Natal, do shopping Midway Mall que, se não é o maior, pelo menos, é um dos maiores shpings da América Latina. Homenagem esta que Nevaldo Rocha nunca pediu, mas que tanto merece, em memória.

Fernando Caldas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Capitão Manoel Varella Barca, lá de de Assú (III) João Felipe da Trindade ( jfhipotenusa@gmail.com ) Professor da UFRN, membro do IHGRN e ...