terça-feira, 27 de abril de 2021

 PASSADIÇO

No meu torrão era comum os sertanejos atravessarem um passadiço no cercado nas trilhas da caatinga.
Alguns alunos que moravam na zona rural e estudavam no Grupo Escolar Abel Furtado faziam o caminho mais curto por mato adentro no rastreado dos pés.
PASSADIÇO:

Lembro o velho passadiço
Que era no meio do mato,
A caminhada nas trilhas
Matuto feliz é grato,
Lembrança de Alagamar
Juro que é verdade, um fato.
Isso era comum aos sábados
O matuto fazer feira,
Bela andança pelas trilhas
Sertanejo sem besteira,
Fazia caminho curto
O costume sem canseira.
Quando menino eu pulava
Passadiço no cercado,
Caminho na caatinga
No meu sertão iletrado,
Já hoje são outros tempos
Do torrão civilizado.
Ainda quando garoto
Eu sabia o que era isso,
Com Chiquinho e Macélio
Pulávamos passadiço,
Lindas trilhas pra fazenda
No inverno alagadiço.
Também andavam nas trilhas
Alunos do 'mei' rural,
E estudavam no grupo
Um esforço crucial,
Para um futuro bonito
Irmandade fraternal.
Calaça é poeta matuto e cordelista.
Feliz, pois no meu velho torrão ainda existe passadiço.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Luizinho Cavalcante IV Cultura Viva, acontecerá no 1º de junho no bar de Ninha - Pacheco O blog Carnaubais Para Todos segue promovendo a n...