Muitas pessoas escreveram e testemunharam a passagem de Saint-Exupéry por Natal, enquanto ele estava na Argentina.
AUTOR – Patrick de Bure
Antoine de Saint-Exupéry deixou a cidade francesa de Bordéus em 9 de setembro de 1929, no navio de carga e passageiros S. S. Massilia, da companhia de navegação Chargeurs Réunis, chegando a Buenos Aires em 12 de outubro, após dezoito dias de cruzando o Atlântico.
Ele retornará à França em 1 de fevereiro de 1931 no navio de passageiros S. S. Alsina e nunca mais retornará à América do Sul.
No final ele permanecerá no escritório da Aéropostale na Argentina apenas 15 meses. Uma breve estada na América do Sul.
Entretanto várias pessoas da cidade brasileira de Natal, no extremo nordeste do Brasil e um local de muita importância na História da aviação da América do Sul, testemunharam a sua visita a esta bela cidade.
Os escritores locais Pery Lamartine de Faria (1995, p.65) e Nilo Pereira (que escreveu o artigo “Saint-Exupéry em Natal”, Tribuna do Norte, Domingo 14/04/1985) citaram artigos sobre o assunto anteriormente publicados em Natal e informaram sobre relatos de testemunhas oculares que indicaram a presença de Exupéry na cidade.
De acordo com Pery Lamartine o que dificultava a pesquisa estava no fato de que na década de 1920 os pilotos franceses e brasileiros não registraram seus voos. Ainda segundo o escritor Pery, no antigo aeródromo de Parnamirim, que pertencia a Aéropostale, não se deixou nenhum documento sobre os desembarques de aeronaves neste local.
Saint-Exupéry fala sobre a árvore africana baobá em seu livro “O Pequeno Príncipe”, livro que todos deveriam ler. A obra contém uma parábola que diz exatamente “vamos livrar-nos das ervas daninhas antes de se tornarem baobás que poderiam explodir o planeta”.
Existe um grande baobá plantado desde 1877 na cidade de Nísia Floresta, próximo a Natal. Mas esta não é a fonte de inspiração do escritor. Quando ele estava voando sobre as paisagens do norte da África, ele viu milhares deles. É uma pena que ele não tenha evocado a beleza de sua flor.
Saint-Exupéry nunca esteve em Natal em missão oficial em um avião.
Mas tenho um dilema e uma hipótese, que nunca foi confirmada.
Será que Antoine de Saint-Exupéry fez uma escala em Natal de navio, quando seguia para Argentina para assumir seu posto?
SOBRE O AUTOR – Patrick de Bure é francês, nascido em Paris no dia 24 de dezembro de 1937. É neto do fundador da companhia de aviação Aéropostale, o Sr. Marcel Bouilloux-Lafont, e chegou ao Brasil junto com sua família em setembro de 1940, a bordo do navio “Bagé”, do Lloyd Brasileira. No Rio de Janeiro viveu no bairro de Santa Teresa. Retornou para a França em 1946 e prestou o serviço militar na Força Aérea do seu país em 1957, atuando na África por trinta meses. Trabalhou três anos na Air France e depois na American Express, onde viajou por cinco continentes, em mais de sessenta países. A partir de 1998 passou a viver no Ceará e em 2010 vem residir em Natal junto com a sua esposa Eliane, natural da cidade potiguar de Mossoró. Grande entusiasta da História da aviação, tanto de seu país quanto do Brasil e da América do Sul, Patrick de Bure criou quatro interessantes e-books onde busca democratizar ótimas informações sobre o trabalho do seu avô, dos antigos aviões e dos seus valorosos aviadores.
Estes e-books são:
http://aeronauticabrasil.com/pt/apresentacao-site-ebook-da-historia-aeronautica-no-brasil/
http://www.histoireaeronautiquefrancaiseameriques.com/
http://aeropostaleameriquesud.com/
http://www.histoireaeronautiquepaysameriques.com/
De: https://tokdehistoria.com.br/
Um comentário:
Thanks for sharing this article, this is really helpful and knowledgable. Check out this articles also:
3032 Tomcat Inox
QUALITY POCKET PISTOLS.
The same dedication to advanced design, uncompromising quality and strict quality control that make the 92FS, Cougar and Cheetah such international standouts is found in all Beretta small caliber, pocket-size pistols. Simplicity, safety and practical use are their best qualities.
21 A Bobcat Inox
QUALITY POCKET PISTOLS.
The same dedication to advanced design, uncompromising quality and strict quality control that make the 92F, Cougar and Cheetah such international standouts is found in all Beretta small caliber, pocket-size pistols. Simplicity, safety and practical use are their best qualities.
92 Brigadier Inox
The Beretta 92FS Brigadier is designed to be a low-recoiling, high-durability version of the standard 92FS (M9) combat pistol. To minimize recoil, the slide features a heavy profile–which also enhances durability–and the grips are Hogue soft rubber wraparound panels that greatly absorb the momentum of the pistol upon firing.
92 Compact with Rail Inox
The new 92 Compact Rail is a formidable companion for those requiring a smaller format. All of the strengths of the 92 in a compact size for off-duty carry, plainclothes work, or everyday concealment
92X Compact W/Rail
The 92X Comapct w/Rail takes the proven reliability of the venerable M9 Family to the next level. Incorporating new universal ergonomic features such as a standard straight backstrap profile frame with new flat and wraparound highly textured grips included to fit the majority of shooters needs out of the box.
Postar um comentário