segunda-feira, 25 de julho de 2022

DE UM ÁLBUM DE RETRATOS DE MEU PAI

Uma fotografia importante para a História do Rio Grande do Norte, de figuras de famílias tradicionais na terra Norte-rio-grandense e outros estados brasileiros: Montenegro e Lins Caldas. Ambas famílias chegaram na terra potiguar procedentes do Pernambuco. Nesta foto podemos conferir na linha do meio, da esquerda para direita: Os Assuenses pioneiros no Brasil chamados João Moacir de Medeiros – 1921-2008, (Moacir foi o fundador de uma das maiores empresas de publicidade do país, a JMM Publicidade, estabelecida na rua Almirante Barroso, Centro da capital carioca. E quem não se lembra da propaganda do Banco Nacional de Minas Gerais – do guarda-chuva que abria o JN, da TV Globo? Conta-se que a sigla JN, foi de sua iniciativa. Foi ele, dr. Medeiros, como era conhecido nos meios empresariais, o primeiro marqueteiro político do Brasil, fazendo a campanha, a convite do banqueiro e político Magalhães Pinto, de Celso Azevedo para prefeito de Belo Horizonte, em 1954) e o poeta e pensador João Lins Caldas (1888-1967) considerado por Antônio Bento, entre outros do mundo literário como o “pai da poesia moderna Brasileira”, pois em 1917, muito antes da Semana de Arte Moderna no Brasil, 1922, Caldas já escrevia versos brancos, emancipados dos grilhões da métrica, Era ele, Caldas, amigo íntimo de José Geraldo Viera, um dos maiores nomes do romance moderno brasileiro, que fez João Lins Caldas, seu amigo íntimo, personagem do seu segundo romance urbano intitulado Território Humano, 1936. Em 1946, Caldas alcança outra façanha, pois em 'Cartas A Minha Filha em Prantos' (outro livro de José Geraldo Vieira), afirma Vieira que João Lins Caldas é o seu verdadeiro personagem “Cássio Murtinho”.
 
Ainda na fotografia podemos conferir outras figuras: na linha de cima, da esquerda para direita: Nelson Borges Montenegro que foi prefeito de Ipanguaçu, e deputado estadual na década de setenta, Edmilson Lins Caldas (meu pai) que foi vereador em Ipanguaçu e agropecuarista, fundador de grandes cooperativas e maçonarias no estado potiguar (ele dizia que o segmento cooperativista era a saída para o desenvolvimento, para o progresso), Edgard Borges Montenegro, ?, e João Batista Borges Montenegro, ambos deputados estaduais, além de prefeito de Assu e de Afonso Bezerra, respectivamente, além de auxiliares do governo Cortez Pereira. Na linha de Baixo, da esquerda para direita: Paulo Macedo Montenegro que foi deputado estadual constituinte de 1988 (que por sinal além de primo, é meu compadre duplamente), sendo segundo secretária da Assembleia Legislativa/RN, seguido de irmãos e primos que também tem cada um deles, a sua história. 
 
Foto tirada na Lagoa da Ponta Grande, na Fazenda Itu/Picada, em 1960. Mais histórias a contar das figuras citadas, membros das famílias Montenegro, Lins Caldas, Sena, Wanderley, Varela Barca, Paes Barreto... (Moacir era da família Lins Caldas do Assu e Ipanguaçu, pelo lado de sua mãe Maria Francisca Lins Caldas de Medeiros, casada que fora com José Lúcio de Medeiros – Zé Medeiros. Ela, Maria Francisca, prima legitima e irmã de criação de meu avô paterno chamado Luiz Lucas Lins Caldas Neto). Fica o registro para a história do Vale do Açu.
 
(Fernando Caldas)
 
 Pode ser uma imagem de 5 pessoas, criança e pessoas em pé

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DELÍRIO Por que é que nós vivemos tão distantes, Si estamos neste sonho todo incerto: - Eu ao teu lado em pulsações vibrantes, E tu, long...