sábado, 17 de junho de 2023

JOSÉ MARIA, UMA SAUDADADE

Se não me engano, José Maria Macedo de Medeiros, Zé Maria, Zebra ou Zebrinha como era chamado na intimidade nasceu na Fazenda Baudum, município de Ipanguaçu/RN, uma propriedade agrícola de seus pais João Leônidas de Medeiros e Raquelita Soares de Medeiros. Vizinho a propriedade de meu pai Edimilson Caldas. Lembro-me dele, Zé Maria, desde os tempos que ele saia daquela localidade, de bicicleta, para estudar no Ginásio Pedro Amorim, do Assu.

Estatua mediana, esportista, amigo leal, sobretudo. Logo cedo, ainda rapaz, participava intransigentemente, juntamente com seu pai e sua mãe, dos assuntos e das decisões relacionados ao desenvolvimento do Vale do Açu.

Zé Maria tornou-se líder no esporte do Assu, depois no cooperativismo atuando com dedicação e Zelo, juntamente com meu pai Edimilson Caldas nas importantes cooperativas como Cooperativa Agropecuária e Cooperativa de Eletrificação Rural.

Suas boas atuações em defesa dos problemas do Vale Assuense, foi importante, o credenciou para o seu ingresso na política com o apoio de parentes e conterrâneos que via nele, Zé Maria, um gestor eficiente, dedicado a causa comum. Foi, portanto, prefeito do Assu, por três mandatos vezes.

Afinal, Muito de Zé Maria tem a se contar e dizer! A sua boa alma, tenho certeza, já está brilhando no céu!

Fica registrado nestas minhas singelas palavras, o meu pesar a todos os seu familiares, a todos os seus amigos que eram tantos.

Um dia, Zé Maria, sei lá quando, nos reencontraremos!

Perde o Assu, uma das suas figuras das mais representativas.

(Fernando Caldas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Natal não há como tal  Avenida Rio Branco, Cidade Alta, provavelmente na década de 30.