sábado, 1 de junho de 2024

 Assu Antigo

TRÊS TIRADAS DE BONZINHO
1 - "Bonzinho" (não sei do nome de bastismo dele) era filho de Joca Marreiro. Certo dia, bebendo num bar da cidade, foi surpreendido por seu seu pai que lhe convidou para ir pra casa, pois já estava embriagado. Bonzinho aceitou o convite e filosofou: "Papai, vá na frente que o mundo tá cheio de gente ruim!"
2 - Certo dia, Bonzinho fora solicitado por certo viajante que fazia a praça de Assu, para comprar uma caixa de charuto. Aceitou fazer o favor, porém, no primeiro bar que encontrou, tomou umas dozes de cachaça gastando todo o dinheiro daquele vendedor de produtos que, demorando muito Bonzinho voltar, tomou outro destino. Meses depois aquele mesmo viajante retornou ao Assu e, logo dá de cara com Bonzinho. Não deixando para depois, indagou: "Você é aquela pessoa que meses atrás eu pedi para comprar uma caixa de charuto? Bonzinho não se fez de rogado: Foi, meu senhor. Quer mandar comprar outra!
3 - Bonzinho fazia mandados para ganhar um trocado. Pois bem. Certo dia, no Bar de Ximenes (era um bar e casa de jogo de cartas - baralho - muito frequentado pelos mais abastados da cidade assuense). Um dos seus assíduos frequentadores era Walter de Sá Leitão que não perdia a oportunidade para fazer um gracejo, dizer um dito espirituoso ou fazer uma prezepada, no bom sentido. Disse Walter: "Bonzinho. Vá alí na esquina da prefeitura e veja se eu estou lá!" Bonzinho na sua esperteza, saiu-se com essa: "Seu Walter, me dê o cabresto, se o senhor estiver lá, eu trago!"
(Fernando Caldas)

Nenhum comentário: