domingo, 3 de novembro de 2024

DILINA PRA CASAMENTO

Era o ano de 1949. Walter de Sá Leitão namorava Evangelina Tavares, por apelido Dilina, filha do casal Maria Celeste Tavares e Fernando Tavares, mais conhecido no Assu e região como Vemvém (meus avós maternos). Pois bem. Era dia do aniversário de Vemvém, comemorado na fazenda Tanques, com a presença de familiares e amigos. Entre tantos, Dix-Sept Rosado (que foi governador do Rio Grande do Norte, em 1951 (ambos eram além de amigos, duplamente compadres), Mário Negócio, Epifânio Barbosa, Expedito Silveira, José Gonçalves de Medeiros e Mário Negócio, entre outros. Os comes e bebes já tinha começado. Chega Walter (que já namorava Evangelina) e, ao abraçar o futuro sogro, saiu-se com essa: Vemvém, vou lhe pedi um presente!” “Peça, Walter, o que você quiser!”, disse o anfitrião.” Walter não deixou para depois, dizendo assim: “Quero Dilina, pra casamento!” E a risada foi geral.

Em tempo: O casamento de Evangelina e Walter fora realizado e teve como padrinhos Dix-Sept Rosado/ Adalgisa de Souza Rosado e Antônio Coelho Malta/Nancy Malta. Ele, Malta, agrônomo de Profissão que chegou no Assu procedente do Recife, para dirigir a Base física do então Distrito de Sacramento, atual Ipanguaçu. Antes, Walter teria se casado com Laurita Da Silveira (De Sá leitão por casamento), que veio a se encantar, poucos anos depois).

Fernando Caldas

 

Nenhum comentário:

De:  Assu Antigo E QUEM SE LEMBRA DA FORMAÇÃO DO GRUPO DOS 11, DO ASSU Era 1963, tempo efervescebte no Brasil, o presidente João Goulart (Ja...