sexta-feira, 30 de dezembro de 2022
quinta-feira, 29 de dezembro de 2022
quarta-feira, 28 de dezembro de 2022
segunda-feira, 26 de dezembro de 2022
Fabio Gomes
Hoje eu sinto o peso da idade
Cada dia mais velho vou ficando
E às vezes me pego matutando
SE EU PUDESSE COMPRAVA A MOCIDADE
Gastaria o que eu tenho, de verdade
A enxada, a espingarda e o facão
E se faltasse pediria emprestado
Honraria o valor angariado
NEM QUE FOSSE PAGANDO À PRESTAÇÃO
Cada dia que passa a idade aumenta
Vou ficando mais velho e mais cansado
Nem pareço com aquele do passado
Dói as costas, as pernas, mãos e "venta"
O fantasma do tempo me atormenta
Já não danço nem xote e nem baião
Minha "boia" é papa, e não pirão
Pra andar é a maior dificuldade
SE EU PUDESSE COMPRAVA A MOCIDADE
NEM QUE FOSSE PAGANDO À PRESTAÇÃO
Fábio Gomes
UM PASSEIO QUE QUASE NENHUM CARIOCA CONHECE
É impossível imaginar uma viagem ao Rio de Janeiro sem uma visita ao Cristo Redentor. Localizado no alto do Morro do Corcovado, o monumento é a imagem brasileira mais conhecida no mundo. Todos os anos, mais de 600 mil pessoas são levadas ao Cristo Redentor pela centenária Estrada de Ferro do Corcovado, o passeio turístico mais antigo do país.
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Além de se deslumbrar ao ver pelas janelas do trem as paisagens mais bonitas da Cidade Maravilhosa, o passageiro faz um passeio através da história do Brasil. Inaugurado em 1884 pelo Imperador D. Pedro II, o Trem do Corcovado já levou papas, reis, príncipes, presidentes da república, artistas e cientistas em seus vagões.
É também um passeio ecológico. O trem atravessa a maior floresta urbana do mundo: o Parque Nacional da Tijuca, um pedaço da mata atlântica, considerado um exemplo de preservação da natureza.
E quem viaja pela Estrada de Ferro do Corcovado ajuda a manter a floresta: o trem é elétrico e, por isso, não polui; além disso, parte da arrecadação da bilheteria é destinada ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIo) para a conservação da mata.
Estrada de Ferro do Corcovado:
A Estrada de Ferro do Corcovado foi a primeira ferrovia eletrificada do Brasil. Inaugurada em 1884 por D. Pedro II, é mais antiga do que o próprio monumento do Cristo Redentor. Aliás, foi o trem que, durante quatro anos consecutivos, transportou as peças do monumento.
Na época o trem a vapor foi considerado um milagre da engenharia por percorrer 3.824 metros de linha férrea, em terreno totalmente íngreme. Mas, em 1910, os trens foram substituídos por máquinas elétricas e mais recentemente, em 1979, quando a Esfeco assumiu o controle da ferrovia, foram trazidos da suíça modelos mais modernos e seguros.
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