sábado, 6 de dezembro de 2008

O BRASIL DESCOBERTO POR ASSÚ

*Bruno Magalhães

Há uma coletânea de textos que eu estou degustando no momento, que já imaginava que me causaria imenso prazer em ler; mas não dimensionara o quanto. Estou lendo a "História do RN" em fascículos, da Tribuna do Norte (texto obrigatório para todos os potiguares leiam). Já no segundo fascículo, início da colonização, título "Prioridade Européia", subtítulo "Controvérsias Sobre a Presença Espanhola", tive o imenso prazer de notar a importância do Açu na história mundial, universal e interláctica. Está escrito que o Brasil foi realmente descoberto por Açu (morram de inveja). Antes de 1500, o navegador espanhol Alonso de Ojeda teria atingido o Delta do Açu no Rio Grande do Norte. Outro herói que atingiu o Rio Grande do Norte foi Diego de Lepe, que chegou à enseada do Açu antes de Cabral. Tudo comprovado e registrado por diversos e variados pesquisadores. Sendo assim, determino que a partir de hoje Açu seja declarado como ponto de descobrimento, e não Porto Seguro. Sugiro trocar o Hino Nacional pela supra-sumo do cancioneiro popular na letra de Renato Caldas, açuense da gema, com a canção "Reboliço" (segue texto abaixo). O pavilhão Nacional (Bandeira) terá que ter carnaúbas, assim como a bandeira da Atenas Norte-riograndense, com os dizeres "um pedacinho do céu dentro do mundo. Sete-de-setembro será dia 16 de outubro, quando os valentes portugueses escaparam da morte certa por canibalismo dos Janduís (tribo local) e declararam como terras do Senhor e fundaram a "Vila Nova da Princesa", nos idos de 1700 (se não me falha a memória).
Dessa forma, a cidade do Açu alcançará finalmente o lugar que de direito é dela e que foi surrupiado de maneira calamitosa por essa cidade insignificante e oportunista conhecida como Porto Seguro e, consequentemente, por toda a Bahia. Outro que merece o nosso mais total repúdio é esse ilustre segundo ou terceiro colocado na corrida para as Américas, Pedro Álvares Cabral. Um sujeitinho aproveitador e mesquinho que nem as glórias contemporâneas conseguiu para si. Os espanhóis descobriram o Brasil e foi por AÇU.
Tenho dito.

*(Bruno Magalhães é assuense, médico reumatologista em Natal)
Transcrito do jornal cultural "Reboliço", de Assu, outubro e novembro de 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  UMA VEZ Por Virgínia Victorino (1898/ 1967) Ama-se uma vez só. Mais de um amor de nada serve e nada o justifica. Um só amor absolve, santi...