segunda-feira, 29 de junho de 2009

CENTRO SPORTIVO ASSUENSE


Em pé: Maurício Assis, Delito, Zé Pretinho, Baiano, Eloi, Edson Assis e Carmelito. Agachados: Lino, melado, João de Seu Né e Waldick. Aquela agremiação futebolística fora fundada e presidida por Arcelino Costa Leitão, no começo da década de cinquenta. Costa era secretário de João Câmara (dirigia na terra asuense, a firma algodoeira João Câmara & Irmãos) que depois foi prefeito do Assu (1953-58). O Centro Sportivo jogou na década de cinquenta contra o Fortaleza Futebol Clube trazido por Costa para jogar no Estádio Senador João Câmara, onde hoje está assentado a antiga CIBRAZEM, atual CONAB. Era os tempos Áureos do Assu. Aquele time certa vez, ainda nos idos de cinquenta, jogou na cidade de Currais Novos, interior potiguar, contra o selecionado daquele município, perdendo para um time muito inferior. Pois bem, como em Assu de tudo faz-se um mote e haja glosa. o poeta Renato Caldas, permanente vigilante das acantencências do Assu, escreveu a seguinte trovinha:

O grande Centro de Costa
O primeiro sem segundo
Perdeu atolado em bosta
Da pior bosta do mundo.

Daquele jogadores, salvo engano, somente Zé Pretinho sobrevive com seus bons 88 anos de idade. Um goleiro que marcou uma época no futebol da região do Assu. Se fosse hoje, certamente seria chamado para jogar num grande clube deste país. Zé Pretinho é funcionário aposentado da COSERN. Conheci ainda Baiano (que morreu de cirrose hepática), Mundoca e Eloi também tiveram morte provocado pela bebida alcoólica. Este último amargou muitos anos de detenção na Cadeia Pública do Assu, por ter asssinado a tiro de revolver, o tabelião João Belo de Oliveira, nos finais dos anos cinquenta. E Carmelito que foi vereador no Assu entre 1983 a 1988, além de Lino que foi garçon durante muito tempo, do balneário Adega da Ponte e no clube social AABB, da cidade de Assu. Não tenho notícia do seu paradeiro. Eis, portanto, mais um registro da história da terra assuense de tantas glórias passadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Capitão Manoel Varella Barca, lá de de Assú (III) João Felipe da Trindade ( jfhipotenusa@gmail.com ) Professor da UFRN, membro do IHGRN e ...