domingo, 27 de junho de 2010

PARTIDOS OFICIALIZAM CANDIDATURAS E ALIANÇAS

O sábado foi de definições para a política do Rio Grande do Norte. Se antes eram muitos pré-candidatos, agora, oficialmente, o Estado potiguar já tem candidatos lançados ao Governo, Senado, deputado federal e estadual. Algumas das principais legendas realizaram na manhã e tarde as reuniões para homologar as candidaturas.
Muitas bandeiras, charangas, as tradicionais claques e discursos prometendo projetos, planos e também fazendo críticas. O PDT lançou o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo para o Governo. A chapa tem como candidato a vice o deputado estadual Álvaro Dias. Já o DEM terá como candidata ao Governo a senadora Rosalba Ciarlini e a vice o deputado estadual Robinson Faria.

Os dois candidatos ao Governo foram responsáveis pelas maiores mobilizações. Eles reuniram nos locais das convenções os demais líderes políticos aliados.  Foram os primeiros discursos como, oficialmente, candidatos. O ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), pautou o discurso durante a convenção enfatizando a experiência que disse ter adquirido enquanto administrador da capital. Ele criticou a baixa capacidade de investimento do governo estadual e afirmou que, entre outras prioridades, desenvolverá um trabalho nas áreas de Segurança e Saúde, sem esquecer de um melhorar as condições de trabalho e de remuneração para o funcionalismo público.

Já a candidata do DEM, Rosalba Ciarlini, destacou que deseja “reconstruir o Estado”, já apontando para o tom oposicionista que traz na campanha. Disse que quer “ser governadora para reconstruir os serviços públicos, aumentando os recursos e melhorando a gestão da saúde, da segurança, da educação”.

Nesse domingo dois partidos farão convenções. O PSB reunirá os filiados a partir das 10h no ginásio Machadinho. Já o PT estará com a convenção a partir das 9h na Escola Régulo Tinoco.

Carlos Eduardo propõe ‘novos modelos’

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) homologou ontem, as candidaturas ao governo do ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves e do deputado estadual Álvaro Dias (PDT), a vice, além de 19 candidatos a deputado estadual e 4 a federal. O PDT está unido ao PC do B, que oficializou Sávio Hackradt. A militância do do PDT e do PCdoB se fez presente no ginásio de Esportes Antônio Alves Correia, em Cidade da Esperança. No início do evento, foi apresentado um vídeo que mostrou algumas das realizações do então gestor da capital. A senadora Rosalba Ciarlini, candidata do DEM também foi citada. Embalado pela música “É preciso saber viver”, de Roberto Carlos, o vídeo mostrou caricaturas de Rosalba e do senador José Agripino com os dizeres: “É preciso ter cuidado para mais tarde não sofrer. É preciso saber escolher”. Não houve menção ao também candidato, governador Iberê Ferreira (PSB).

Emanuel AmaralCarlos Eduardo discursa no ginásio da Cidade da Esperança ao lado de aliados e lamenta baixa capacidade de investimentos do EstadoCarlos Eduardo discursa no ginásio da Cidade da Esperança ao lado de aliados e lamenta baixa capacidade de investimentos do Estado
Estiveram presentes no evento o ex-prefeito de Parnamirim, Agnelo Alves, candidato a deputado estadual; o ex-prefeito de Caicó, Roberto Germano, que também disputa uma vaga na Assembleia Legislativa; os vereadores de Natal, sargento Regina (PDT) e George Câmara (PC do B), ambos concorrentes ao parlamento estadual. O vereador de Natal, Raniere Barbosa, e o prefeito de Parnamirim, Maurício Marques (PDT) também participaram da convenção do PDT. “Eu já disse e vou repetir aqui: meu apoio é de Agnelo e Carlos Eduardo”, assinalou Maurício.

Em seu discurso, Carlos Eduardo pediu aos correligionários  que fosse dado um “basta” ao que chamou de “velhos modelos políticos, onde tudo importa para eles, menos os destinos do povo”. Para o candidato pedetista, tais modelos “contemplam o falso afago, as visitas inoportunas e gratuitas onde menos se espera, o teatralismo do ‘estou aqui com meu povo’, quando na verdade não estão nem aí. É fácil perceber que tudo isso é um floreio, quando não há nada de concreto a se apresentar”, disparou.

Carlos Eduardo Alves assegurou que uma das prioridades de sua administração será melhorar a capacidade de investimento, segundo ele pífia atualmente, do governo do Estado, e investimentos nas áreas de Educação, Saúde e Segurança. “Vamos encarnar a mudança, a esperança e o otimismo e ousadia”.

Rosalba Ciarlini promete ‘reconstrução’

Com um discurso de oposição à atual administração estadual e propondo um novo modelo de desenvolvimento econômico e social para o Rio Grande do Norte, a senadora Rosalba Ciarlini foi lançada candidata ao Governo do Estado pelo DEM. A convenção ocorreu no Palácio dos Esportes, centro da capital potiguar, e reuniu todos os partidos aliados da coligação: PSL, PRP, PMN, PSDB e PSC, além dos aliados “informais” o PV e o senador Garibaldi Filho.

“Quero ser governadora para reconstruir os serviços públicos, aumentando os recursos e melhorando a gestão da saúde, da segurança, da educação. Para fazer estradas, casas e saneamento, porque não existe cidadania de verdade sem que as pessoas tenham todos os direitos sociais garantidos”, frisou a senadora do DEM.

Júnior SantosRosalba Ciarlini discursa ao lado de aliados no Palácio dos Esportes e destaca necessidade de “reconstrução“ dos serviços públicosRosalba Ciarlini discursa ao lado de aliados no Palácio dos Esportes e destaca necessidade de “reconstrução“ dos serviços públicos
No primeiro discurso como candidata ao Governo, Rosalba Ciarlini também destacou críticas ao governo federal por projetos não concretizados. “Quero ser governadora para fazer do Rio Grande do Norte um modelo de crescimento econômico e social para o Nordeste e para o Brasil, porque já chega de projetos eternamente adiados e de sonhos sempre frustrados. Chega de ficar para trás. Chega de pensar e fazer pequeno. Chega de tanto mais ou menos”, frisou.

O senador José Agripino Maia começou o discurso lembrando que em 1982 estava no mesmo Palácio dos Esportes para homologar a candidatura dele ao Governo. “Tinha 36 anos e estava ao meu lado quem nunca deixou de estar, estava comigo naquela hora e está comigo agora. Mas para ser verdadeiro essa é a maior convenção que já fiz na minha vida inteira. E isso porque estamos lançando a chapa que o povo queria, Rosalba para o Governo e Robinson para vice”, comentou o senador José Agripino. Crítico, ele disse que a ex-governadora Wilma de Faria esqueceu de administrar para fazer campanha. “Quem estava no Governo lembrou de fazer campanha eleitoral e esqueceu de administrar, esqueceu o povo”, comentou.

Ele pediu o voto casado e enfatizou: “Eleição de Rosalba, de José Agripino e de Garibaldi Filho é o Rio Grande do Norte três vezes mais fortes”.

PR, PMDB e PV confirmam aliança 

O Partido da República (PR) oficializou a coligação “Por um Rio Grande do Norte melhor” com o PMDB e PV, na convenção realizada ontem à tarde, no ginásio de esportes do DED, em Candelária, com o apoio à chapa majoritária encabeçada pela candidatura de releição do senador Garibaldi Filho (PMDB). A coligação proporcional terá apenas um candidato a deputado federal — o presidente estadual do PR, João Maia, que tenta a reeleição. Para a Assembleia Legislativa, o PR lançou dez candidatos: o  vereador Adão Eridan, o ex-vereador Carlos Santos, o suplente de deputado Vivaldo Costa, o ex-prefeito de Currais Novos, José Lins e ainda Washington Luiz Lucas, Kelps Lima, Genival Vale, George Soares, Marcelo Vargas, Vera Lúcia da Silva.

À convenção do PR compareceu o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB), o qual  afirmou que até poderia ter cometido erros na política, mas que a sua vida pública era pautada “na lealdade e na transparência”. Por isso, disse Henrique disse ao governador Iberê Ferreira, que também esteve na convenção, que podia contar com o deputado, “caso achasse necessário, para estar ao seu lado pedindo voto para governador”.

Já Iberê Ferreira falou da importância em ter o PR como um partido aliado à campanha de sua reeleição: “Nós temos as mesmas idéias para a construção de um futuro melhor para o RN”.

O senador Garibadi Filho esteve no ginásio do DED, agradecendo a João Maia, “com quem nunca tinha falado sobre compromisso político nenhum”, a declaração do presidente do PR de que o seu primeiro voto de senador era para ele. “O seridoense não é homem de duas palavras, não é de voltar atrás”, elogiou o senador, que completou dizendo que João Maia “veio para ficar na política do Rio Grande do Norte”.

No discurso de encerramento da convenção do PR, o  deputado João Maia falou sobre a sua postura como homem público: “A política tem que ser feita assim, com seriedade. Precisamos avançar no resgate dos compromissos assumidos e deixar de fazer promessas que não podemos cumprir. Não podemos achar que vamos fazer coisas que não temos condições de fazer”.

Maia também fez uma referência ao empresário Marcelo Alecrim, que se encontrava na convenção republicana. “Não aprendi a fazer negócios com ele”, ressalvava o deputado, mas lembrou de uma frase do empresário, que procurou levar à risca na construção do PR pelo Estado: “O combinado não é caro e nem é barato, é só combinado”.

PMN formaliza coligação com  DEM e PSDB

A convenção do PMN foi cartorial, já que a grande mobilização foi feita mesmo no Palácio dos Esportes, com a indicação do Rosalba Ciarlini para o Governo e Robinson Faria, presidente estadual do PMN, para vice. Na chegada ao evento o candidato a vice destacou que a proposta é fazer um governo de coalizão. “Estaremos todos unidos. A aliança não é do DEM, mas de todos os partidos que estão unidos nesse projeto. Precisamos da união de todos”, ressaltou.

Ele chamou atenção para a problemática da segurança e disse que a próxima administração precisará de um “projeto ousado”. “A segurança é algo que muito nos preocupa. Precisamos de um projeto ousado. A saúde também é uma incógnita. Precisamos descentralizá-la”, comentou. Observando a candidata ao Governo, Robinson Faria chamou atenção que Rosalba Ciarlini, caso eleita, não fará uma administração “de gabinete”.

Como o resultado da consulta ao Tribunal Superior Eleitoral sobre as regra para  as coligações proporcionais não foi julgado, o PSDB optou por fazer ir “na certeza”. Ou seja, o partido presidido pelo deputado federal Rogério Marinho fez a mesma aliança para deputado federal e estadual.

A coligação do PSDB para proporcional é integrada pelo PMN, DEM, PSC, PSL, PRP. Os tucanos lançarão 12 candidatos a deputado estadual e 4 candidatos a deputado federal.

PSB e PT farão convenção neste domingo

O domingo também será dia de convenções. O PSB, partido presidido pela ex-governadora Wilma de Faria, reunirá os filiados, a partir das 10h, no Machadinho. O partido chega para o pleito 2010 com candidatos em todos os espaços: o governador Iberê Ferreira disputará a reeleição, Wilma de Faria tentará uma vaga ao Senado, além disso, há candidatos à reeleição para deputado federal e estadual. No caso do governador Iberê Ferreira ele parte para disputa em uma posição adversa, já que a última pesquisa registrada do Ibope o apontou em terceiro lugar.

Já a ex-governadora Wilma de Faria, depois de 14 anos ininterruptos no Executivo, primeiro como prefeita de Natal e depois como governadora, tenta chegar ao Legislativo. Na verdade, ela já esteve no Congresso Nacional como deputada constituinte. Dessa vez a líder do PSB tenta ser senadora numa disputa acirradíssima com os senadores e candidato à reeleição José Agripino Maia (DEM), Garibaldi Filho (PMDB) e a própria Wilma de Faria.

A ex-governadora optou por uma chapa “puro sangue” para o Senado. Colocou como primeiro suplente o empresário Terceiro Melo e como segundo o ex-secretário de Planejamento, Vagner Araújo.

O PSB traz na chapa proporcional nomes com grande soma de voto, o que dificultou até mesmo a composição com o PPS e com o PTB.

‘Prioridade é reeleição do senador’

A convenção do PMDB lotou a sede do diretório estadual do partido, no bairro de Candelária, para homologar as candidaturas de senador, 11 deputados estaduais e de 5 federais, entre eles o senador Garibaldi Alves (PMDB), que concorre à reeleição, assim como os deputados Henrique Alves, Walter Alves, José Dias, Poti Júnior e Nélter Queiroz. Os peemedebistas foram acompanhados pelos presidentes estaduais do PR, deputado João Maia, e do PV, Micarla de Sousa, partidos homologaram a coligação na esfera proporcional e que terão ainda em comum o apoio ao senador Garibaldi Alves.

Emanuel AmaralPresidentes estaduais do PR e do PMDB, deputados João Maia e Henrique Eduardo, confirmam aliançaPresidentes estaduais do PR e do PMDB, deputados João Maia e Henrique Eduardo, confirmam aliança
O deputado Henrique Alves ressaltou que é “prioridade das prioridades” do PMDB, tanto no âmbito estadual como nacional, a eleição do senador peemedebista. “O presidente (nacional do PMDB), Michel Temer, pediu para eu dizer falar isso aqui com vocês (sobre a eleição de Garibaldi)”. O senador Garibaldi Alves, no entanto, assinalou que o PMDB local deve ter, então, dois compromissos: o de reelegê-lo e também o de tornar Henrique Alves o deputado federal mais votado do Rio Grande do Norte. “Queremos ver Henrique Alves presidente da Câmara Federal”, arrematou.

Henrique Alves mencionou também o cumprimento da palavra do deputado federal João Maia (PR), que mesmo cortejado pelo PSB para coligar-se na esfera majoritária, indicado o vice do governador Iberê Ferreira, segundo ele, “não arredou o pé um minuto” do que havia sido acordado com o PV e o PMDB. “A imprensa noticiava a todo momento que poderia haver mudança de posicionamento do PR, mas o deputado João Maia em nenhum momento quebrou o compromisso acordado”, assinalou. “Palavra é dada para ser cumprida. Tudo que combinamos está mantido”, reforçou o presidente do PR.

A prefeita de Natal, Micarla de Sousa, declarou que a composição formalizada com o PMDB tem um sentimento simbólico para sua família. Segundo ela, se concretizou um desejo anteriormente ensaiado por seu pai, o ex-senador Carlos Alberto de Sousa, e o ex-ministro Aluízio Alves. “Essa é a primeira de uma serie que estaremos juntos. Verde com verde”, observou. Micarla de Sousa observou também que o PV entrega o que “há de melhor nos seus quadros ao senador Garibaldi Alves”, referindo-se ao primeiro suplente indicado pelo partido ao senador, o médico Paulo Davim.

Com a aliança formalizada e homologada, o PR e o PMDB do deputado Henrique Alves aguardam agora somente a resposta a consulta sobre coligações partidárias, sob análise no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para saber se a legenda sob o comando do deputado João Maia poderá indicar ou não o vice de Iberê. Ambos disseram que ainda nutrem de tal perspectiva. João Maia não descartou a indicação da majoritária do PSB, caso o TSE autorize.

Partido Progressista continua sem definição sobre majoritária

Embora a convenção do Partido Progressista esteja marcada para a quarta-feira e o destino de aliança ainda permanece indefinido, o presidente estadual da legenda confirmou ontem sua preferência. O prefeito de Assu, Ivan Júnior, que preside o PP, participa da convenção do DEM, o que é uma indicação de que a legenda pode apoiar a candidatura da senadora Rosalba Ciarlini (DEM).

O deputado estadual Robinson Faria (PMN), que tenta atrair o PP para a coligação com Rosalba Ciarlini, afirmou que o “correto” é na convenção os diretórios regionais e integrantes da comissão provisória votarem para escolher o destino do partido na eleição.

“Não há outra alternativa, para ser legal tem que votar os presidentes dos diretórios regionais e nós respeitaremos o resultado”, destacou ontem Robinson Faria, deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa.

(Transcrito da Tribuna do Norte, 27.6.2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  UMA VEZ Por Virgínia Victorino (1898/ 1967) Ama-se uma vez só. Mais de um amor de nada serve e nada o justifica. Um só amor absolve, santi...