sexta-feira, 10 de setembro de 2010

CANDIDATOS DEBATEM PROPOSTAS PARA A CULTURA

De um lado, a implantação de uma Secretaria de Cultura no estado e de outro, a criação do Fundo Estadual de Cultura foram as duas principais propostas para o setor, apresentadas pelos candidatos ao governo do estado, Carlos Eduardo Alves (PDT) e Rosalba Ciarline (DEM). As propostas foram divulgadas hoje, durante o debate promovido pelo núcleo dos Jovens Artistas e pela Revista Catorze. O atual governador, Iberê Ferreira (PSB), segundo a produção do evento, não compareceu ao debate por não haver espaço em sua agenda.


O debate foi mediado pelo jornalista Tácito Costa e contou com a presença de jornalistas, produtores culturais, músicos e demais seguimentos da cultura no estado, que lotaram o auditório da Casa da Ribeira. O debate foi apresentado em dois blocos. O primeiro, onde artistas e jornalistas previamente convidados fizeram as suas perguntas e o segundo contou com a participação da plateia.

Dentre as propostas mais debatidas, esteve a do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves, de implantação da Secretaria Estadual de Cultura e de um Plano Estadual de Cultura. “Ao criarmos a Secretaria estaremos garantindo pela primeira vez, o orçamento para a cultura. Paralelamente, convocaremos os artistas para discutirmos propostas e elaborar o Fundo de Cultura, que já existe”, disse Carlos Eduardo.

Em contrapartida, Rosalba afirmou que sua principal meta será a destinação de 1% do ICMS arrecadado no estado para a cultura, através do Fundo de Cultura, o que segundo ela, garantirá três milhões de reais por mês para o setor. “A lei de incentivo a cultura Câmara Cascudo reserva três milhões de reais por ano, para os projetos culturais. Este recurso será mantido, mas queremos ampliar, com o ICMS”, disse Rosalba.

O debate teve duração de uma hora e agradou a classe artística e o público em geral. “Achei o debate de alto nível. Na verdade fiquei surpreso tanto com a qualidade das perguntas, quanto a das respostas”, disse o produtor cultural e jornalista Henrique Fontes.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  UMA VEZ Por Virgínia Victorino (1898/ 1967) Ama-se uma vez só. Mais de um amor de nada serve e nada o justifica. Um só amor absolve, santi...