sexta-feira, 22 de outubro de 2010

DIRETAMENTE DO VALE DO AÇU PARA A MESA

Não precisa mais atravessar 210 quilômetros para saborear alguns dos sabores mais típicos do interior potiguar. Abrirá neste sábado, no Potengi Flat, Petrópolis, a loja Delícias de Assu e do Vale, um espaço que visa assuenses saudosos da terrinha, bem como os interessados por iguarias regionais que só se encontram por lá. Na inauguração, às 10h, também será lançado o livro “Assu – Dos janduís ao sesquicentenário”, do historiador Ivan Pinheiro.

“Cansei de sempre viajar de Natal a Assu pra comprar as coisas que eu gosto de comer. Resolvi trazer tudo pra cá”, brinca o proprietário Francisco das Chagas Pinheiro, um dentista que se lança ao comércio pela primeira vez. Saudades dos sabores da terra assuense. Chagas reuniu no cardápio de sua casa na capital, alguns dos itens mais apreciados por quem conhece as delícias de Assu – e que não estão em outras lojas do gênero.

Como se fosse uma delicatessen sertaneja vem de lá iguarias típicas para acompanhar chás e cafés, como as bolachas casquinha, praieira e sete capas, o doce alfenim, banana passa, e o histórico biscoito ‘flor do Assu’. Chagas explica a origem da guloseima: “A flor do Assu é um receita de 80 anos, criada por Solon Wanderley para agradar uma mulher grávida de sua família, que não conseguia comer nenhum tipo de biscoito ou pão da padaria da cidade. Então ele criou esse biscoitinho em forma de estrela, que leva erva doce, pimenta do reino, e outros ingredientes secretos. Daí nasceu a tradição”. Há ainda as castanhas de caju fornecidas pelo assentamento Pingos, certificado de qualidade.

O banquete continua com outros itens só achados no Assu, como filés de tucunaré, tilápia e traíra, todos peixes típicos daquelas mesas. Camarão é outro fruto do mar que está no cardápio. O feijão verde da terra também é peculiar, com seus grãos maiores que os demais. Destaque também para o queijo de coalho com orégano, “para mostrar que não é só Caicó que faz queijo de primeira”, ressalta Chagas. Para brindar o cardápio, a Delícias do Assu irá servir a cachaça Imperial do Vale, uma caninha produzida nos engenhos de Assu. E quem quiser levar também elementos para decorar a casa, terpa peças e artesanato de palha de carnaúba e banana.

Serviço:

Delícias do Assu e do Vale. Inauguração no sábado, às 10h, no Potengi Flat, Petrópolis.

(Fonte: Tribuna do Norte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  UMA VEZ Por Virgínia Victorino (1898/ 1967) Ama-se uma vez só. Mais de um amor de nada serve e nada o justifica. Um só amor absolve, santi...