terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O AR TAFUL E O SUBSTANTIVO DICIONARIZADO QUE VEIO DE SÃO PAULO


Hoje, quando ele aí vai, de áloe [aloés] e cardamomo / Na cabeça, com ar taful, / Dizem que ensandeceu” (Machado de Assis, Poesias Completas, p. 316).”


Veado: A origem é o latim 'venatus' que significa 'caça' e, mais tarde, 'carne de caça'. Tornou-se sinônimo de 'cervo' porque este é um dos animais mais caçados pelo homem. No Brasil, a palavra passou a ser empregada como sinônimo de homossexual masculino. Há quem acredite que tenha sido feita uma associação entre o tipo esguio do animal, com movimentos graciosos, revestidos de um certo ar de nobreza, e o estereótipo, ou caricatura, do homossexual masculino. O brasilianista James Green reproduz uma história que ouviu no Brasil, alertando que não foi possível confirmá-la. A expressão teria surgido no Rio de Janeiro, na década de 1920. Um comissário de polícia, chefiando um grupo de policiais, foi incumbido de prender os homossexuais que se encontravam na praça Tiradentes (ou da República), no centro da cidade. Retornando de mãos vazias, sem ter feito sequer uma prisão, explicou ao chefe que todas as vezes que os policiais se aproximavam para executar as prisões eles corriam como veados. O episódio teria tido uma grande repercussão na imprensa. O jornalista Sérgio Cabral lembra que existiu no Rio de Janeiro um bloco carnavalesco chamado 'Caçadores de Veados'. O bloco, no qual fez muito sucesso o famoso Madame Satã, surgiu no carnaval de 1930, durou até a década de 1940 e seus integrantes saíam vestidos de mulher. É possível que tenha sido uma forma de se ridicularizar os policiais em sua tentativa frustrada de prisão dos homossexuais.

Havia alguns produtos cuja marca era 'Veado' e que desapareceram também nesta época. É o caso da Grande Manufactora de Fumos e Cigarros Veado, uma das primeiras empresas a promover coleções de figurinhas, que eram colocadas nos maços de cigarros. Como demonstração de que não havia a menor 'rejeição' ao nome, o comercial da companhia dizia: 'O Brasil só vai fumar / cigarros marca Veado / pita, pita, devagar / se é chic ou pé-rapado.

O tal bloco 'Caçadores de Veados' surgiu no Rio em 1930 e era formado basicamente por homossexuais. Eu achava que tinha sido uma forma de ironizar a tal expedição do inspetor para prender os homossexuais no centro do Rio. Mas agora descobri que havia um outro bloco, também de homossexuais, na cidade de Santos, já em 1924, com o mesmo nome. Vi num site, com reprodução de textos e fotos de um jornal local. Como essa época coincide com o desaparecimento progressivo de nomes de produtos (e cidades) com o nome Veado, é praticamente certo que esses blocos deram origem a essa nova acepção para a palavra. Engraçado é que em São Paulo há uma drogaria que resiste até hoje. Fica bem no centro, na rua São Bento, ou perto: 'Ao Veado de Ouro.'"

(A origem curiosa das palavras', de Márcio Bueno - José Olympio Editora, 5ª edição, Rio de Janeiro, 2006.)

Por Laélio Ferreira















Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Assu Antigo (TEXTO DO JORNALISTA E ESCRITOR CELSO DA SILVEIRA, PUBLICADO NO DIÁRIO DE NATAL, 1983, RECHEADO DE VERDADES, TEMOR, FICÇÃO SOB...