terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Natal carnavalesca




Natal, sem dúvida, busca resgatar o verdadeiro Carnaval. São vários os grupos que se juntam para tentar reavivar os velhos tempos da alegria descontraída à base do frevo e das marchinhas ingênuas de antigamente.

As prévias, tanto de blocos de rua como os de salão começaram desde o ano passado e no rol delas não está incluído o Carnatal, porque este é um evento baiano que invadiu a cidade há mais de duas décadas em pleno clima natalino.

Mas, podemos citar os “Muitos Carnavais”, o baile dos “Amigos do Tirol”, “Antigos Carnavais”, “Banda da Ribeira”, “Banda dos Manicacas”, “Carnabeco”, “Carnaval do Dotô” e agora chegando o “Carnaval da Saudade dos Amigos do Tirol”, que busca resgatar os velhos bailes de antigamente, quando colombinas e pierrôs namoravam no clima da música Máscara Negra.

Esse sentimento geral de resgatar o antigo clima do Carnaval, também se transportou para os grupos que faziam os blocos de elite de Natal. Quem não se lembra dos carroções transformados em alegorias puxados por trator “assaltando” as casas dos amigos e transportando uma orquestra de frevos?

No ano passado um dos mais tradicionais blocos da cidade, Apaches, reviveu integralmente esse tempo, com muito sucesso. Quando passava na rua enchia de saudade os mais velhos, que viveram esse tempo e chamava a atenção dos mais jovens, que nunca haviam visto nada igual. (LS).

Assembleia

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte abre hoje os trabalhos da 60ª Legislatura. Se multiplicarmos quatro anos de mandato por 60 teremos 240 anos de muitos discursos e produção de Leis.

Gabinetes

Os gabinetes dos deputados estaduais na AL lembram os cubículos dormitórios que existem no Japão usado por executivos que não têm tempo para chegar a casa. Chega a ser ridículo o espaço destinado aos deputados e seus auxiliares.

Reunião

Hoje tem reunião dos Amigos do Tirol, que estão preparando o Carnaval da Saudade que ocorrerá no dia 25, às 19h, com a Banda Anos Sessenta e Orquestra de Frevos do maestro Passinho.

Saudade

Aliás, os Amigos do Tirol abriram a venda de mesas na última sexta-feira, 11, e no início da tarde do sábado, 12, já haviam sido vendidas 47, das 120 disponíveis. Uma prova inequívoca da força da mídia e das articulações do grupo.

Buracão

Existe um buraco profundo na avenida Jaguarari, no sentido sul para o centro, do lado direito de uma calçada alta, entre os cruzamentos com a Bernardo Vieira e Presidente Bandeira, quase chegando numa rotatória, que pode ser causador de danos em rodas e provocar acidentes. Como ninguém da Prefeitura de Natal deva costuma andar por essa avenida, neste sentido, considerando que o buracão sobrevive há muito tempo, deixo neste espaço o pedido: tapem o bicho...

Copa 2014

As conversas em torno da Copa do Mundo de 2014 em Natal estão rareando e ainda existe muito gente (como eu) que ainda duvida da possibilidade da Cidade do Sol ser uma das sedes do evento.

Piada

O brasileiro e especialmente os norteriograndenses fazem piada sobre tudo, até da própria desgraça. Não é a toa que neste sábado, num reduto etílico-cultural um Mossoroense dizia: “Mossoró não ter praia, mas tem beira-mar”.

Postado por LEONARDO SODRÉ 

BECOPRESS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Assu Antigo (TEXTO DO JORNALISTA E ESCRITOR CELSO DA SILVEIRA, PUBLICADO NO DIÁRIO DE NATAL, 1983, RECHEADO DE VERDADES, TEMOR, FICÇÃO SOB...